O ídolo Dirk Nowitzki deverá começar a próxima temporada como pivô titular do Dallas Mavericks. Isso é o que estaria apontando, pelo menos, o treinador Rick Carlisle. Segundo Tim MacMahon, da ESPN, o técnico conversou com o veterano craque alemão e o empresário do pivô Nerlens Noel – que vai ser deixado no banco de reservas – sobre os inovadores planos para a equipe.
“No momento, Dirk atuando como pivô de ofício é provavelmente o melhor cenário. Não acho que ele sairá do banco enquanto estiver aqui. Então, há uma boa chance de Nerlens ficar na reserva e ele já disse não ter objeções a isso”, afirmou Carlisle, disposto a “abraçar” uma liga cada vez mais dependente do arremesso de longa distância, durante as entrevistas de reapresentação do time.
O quinteto titular dos texanos deverá ser fechado pelo calouro Dennis Smith Jr., Seth Curry, Wesley Matthews e Harrison Barnes. A aposta em uma formação mais baixa não é novidade para Carlisle, que utilizou quintetos semelhantes (com Nowitzki na “cinco”) por 380 minutos na temporada passada. “Eu nem tinha ideia que jogaria de pivô no ano passado, se querem saber”, confessou o astro.
Aos 39 anos, Nowitzki vai iniciar sua 20ª temporada na NBA e igualará o lendário Kobe Bryant como único atleta a atingir a marca atuando por apenas um time. O futuro integrante do Hall da Fama teve médias de 14.2 pontos em 26.4 minutos de ação (menor marca desde o ano de calouro), além de 6.5 rebotes e 37.8% de aproveitamento nos arremessos de longa distância, na última campanha.