Após troca, analista da NBA expõe James Harden: “Mercenário”

Para comentarista, novo astro do Cavaliers não esconde intenções com carreira na NBA

james harden troca nba Fonte: Reprodução / X

James Harden pegou a NBA de surpresa mais uma vez com um pedido de troca no meio da temporada. O craque resolveu ir embora do Los Angeles Clippers enquanto a equipe vivia o seu melhor momento na campanha. Em entrevista à ESPN, ele disse que a única razão para sair do time angelino foi competitiva. Mas o analista Zach Lowe garante que, na verdade, o motivo foi financeiro. E não há nada errado nisso.

Continua após a publicidade

“Pode ser só um tipo de síndrome de Estocolmo, mas estou começando a admirar James por outro aspecto. Eu estou gostando de como ele é frio, ‘descarado’ e mercenário. É só dinheiro e negócios mesmo para ele. James entendeu que os times só tratam jogadores como ativos, então está respondendo na mesma moeda. É só dinheiro. É só negócios”, elogiou o respeitado comentarista do site The Ringer.

Não há como negar que a troca de James Harden começou na offseason. A relação do armador com o Clippers “azedou” porque o time não lhe ofereceu uma extensão prévia de vínculo como imaginava. Ou seja, mais US$80 milhões em salários por dois anos de contrato para o atleta de 36 anos. Lowe não tem dúvidas de que esse foi o fator mais importante na decisão repentina do veterano.

Continua após a publicidade

“Para James, a questão é simples: a equipe não quis garantir o salário que exigia, então não há futuro nisso. Ele adora jogar em Los Angeles, está em casa, mas o ponto crucial é que precisa ser pago para isso. Se não for assim, estava pronto para buscar um lugar na NBA em que o pagassem e sairia embora fazendo barulho. Ele não teve problema nenhum em quebrar algo que está dando certo”, explicou o analista.

Leia mais sobre James Harden

Sem mentiras

James Harden “forçou” mais de uma troca e saiu de alguns times da NBA deixando um mal-estar durante a carreira. Mas, dessa vez, foi diferente. Lowe conta que o Clippers sempre esteve ao máximo alinhado com o craque. Mesmo o pedido repentino de saída, por exemplo, não causou rusgas. O analista crê que isso é a prova que nenhuma equipe compreendeu a essência instável do astro tão bem.

Continua após a publicidade

“A situação não ficou feia, antes de tudo, porque James e a franquia tinham uma relação bem satisfatória desde o primeiro dia. Todos entendiam o que queriam nessa relação a partir do momento em que assinaram o contrato. E, por isso, as coisas não ficaram tão ruins. No fim das contas, James nunca escondeu as suas prioridades de ninguém”, reconheceu o respeitado comentarista.

Chamar alguém de mercenário, a princípio, é um xingamento. Mas Lowe reafirma que diz isso sobre Harden como um grande, apesar de inesperado, elogio. “Eu respeito a natureza mercenária de James, pois não tenta esconder a verdade das pessoas. Para ele, todos os times da NBA são só um meio para que possa jogar basquete enquanto ganha uma boa grana”, resumiu.

Continua após a publicidade

Outro lado

O fato é que Harden agora é jogador do Cleveland Cavaliers. Enquanto isso, Darius Garland chega a Los Angeles para assumir a armação do Clippers. Foi uma transação simples, sem tantos detalhes adicionais, mas que chamou a atenção de Lowe por um ponto específico. Ele ficou surpreso com a forma como o Cavs “desistiu” do seu jovem armador por um atleta dez anos mais velho.

“Para mim, essa troca é muito interessante quando se analisa o retorno para Cleveland. A negociação me soa, afinal, como um enorme voto de desconfiança e descrença em relação a Darius. Dá para ver que a franquia não confia em sua saúde ou condição de fazer grandes atuações em jogos importantes. Ou, talvez, seja até as duas coisas”, avaliou o analista.

Continua após a publicidade

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários