Gui Santos retornou ao Santa Cruz Warriors na G-League nesse fim de semana, mas já foi reintegrado ao elenco de Golden State. O ala brasileiro, que chegou a ganhar minutos na rotação da equipe nas últimas semanas, no entanto, sofreu uma lesão no joelho durante o jogo da liga de desenvolvimento disputado no sábado (24). Mas, ao que tudo indica, não foi grave e apenas um susto.
O anúncio de que Gui Santos jogaria no afiliado do Warriors na G-League aconteceu no sábado, um dia antes da partida na NBA desse domingo (25) contra o Denver Nuggets. O ala seria reforço para a equipe de Santa Cruz em um duelo com o afiliado do Toronto Raptors, Raptors 905.
Na partida, que contou com prorrogação, o time do brasileiro foi derrotado jogando em casa. Ele atuou por apenas 12 minutos e produziu 11 pontos, quatro rebotes e acertou duas de quatro tentativas do perímetro, até deixar o jogo com o problema no joelho.
Nesse domingo, o jornalista Anthony Slater, que cobre a franquia para o portal The Athletic, informou que a franquia acreditava que a contusão não havia sido grave. Mas Santos ainda passará por uma ressonância magnética para determinar a gravidade.
Quando atua na liga de desenvolvimento, Santos é um dos destaques do Warriors, com médias de 14.1 pontos, 7.1 rebotes e três assistências em 28.6 minutos por noite.
O pequeno retorno não é considerado um problema para o brasileiro, que, afinal, tem contrato garantido com Golden State. A prática na realidade é até bem comum para nomes jovens como ele, que ainda estão à procura de mais espaço em uma rotação de NBA.
Leia mais sobre o Warriors!
- Com contrato recorde, Steve Kerr fecha extensão com o Warriors
- Kevin Durant sobre lesão nas finais da NBA com o Warriors: “Mudança de vida”
- Stephen Curry rasga elogios a Gui Santos no Warriors
E a realidade do brasileiro, de fato, não teve muitos minutos até fevereiro. Antes do mês começar, o camisa 15 só havia atuado seis vezes em 2023/24. Porém, nenhuma delas em minutos de rotação. Gui só entrou em quadra no chamado “Garbage Time”.
No entanto, tudo mudou no primeiro jogo do Warriors em fevereiro, enfrentando o Memphis Grizzlies. Com as ausências de Dario Saric e Moses Moody, Santos ganhou uma chance. Em pouco menos de 11 minutos, marcou quatro pontos e dois rebotes em um triunfo por 121 a 101.
Assim, ele se manteve com minutos regulares nos quatro jogos seguintes. Três vitórias sobre Brooklyn Nets, Philadelphia 76ers e Indiana Pacers, além de uma derrota para o Atlanta Hawks. Nesses jogos, teve média de 6.5 pontos, quatro rebotes e 1.2 assistência em 15.2 minutos. O brasileiro, aliás, jogou os minutos finais dos triunfos sobre Pacers e Nets.
Desde então, disputou três de sete jogos, todos novamente em fins de jogos já resolvidos. Golden State teve retornos de Dario Saric, Moses Moody e Gary Payton II no período. O único desfalque real no momento é Chris Paul. Isso tem rendido minutos para Lester Quinones.
No fim, Gui ainda é uma opção de minutos em jogos regulares, mas com os retornos pode voltar a disputar alguns jogos de G-League eventualmente.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA