O eleito técnico do ano pela Associação dos Treinadores da NBA está oficialmente desempregado. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Toronto Raptors resolveu demitir Dwane Casey após a terceira eliminação em playoffs nas últimas quatro temporadas com “varridas”. Ele ainda tinha mais um ano de contrato com o time canadense e US$6 milhões em salários a receber.
“Eu tomei essa decisão muito difícil, mas necessária para a equipe após cuidadosa avaliação. Nós celebramos tudo o que Dwane fez pela organização e agradecemos isso, desejando-lhe somente o melhor para o futuro. Ele foi fundamental criando a identidade e cultura do nosso time e estamos muito orgulhosos disso”, declarou o gerente-geral Masai Ujiri, por meio de nota oficial.
Os rumores sobre a demissão de Casey já eram fortes desde o fim da série contra o Cleveland Cavaliers e ele chegou a comentá-los na entrevista final da temporada da equipe. “Isso é parte do negócio e aceito. Sou um adulto e estou nesse meio há anos. Eu sei como funciona. Acho que sou um alvo fácil neste momento, mas não sinto pensa de mim mesmo”, disse o veterano treinador.
O profissional de 61 anos era adorado entre a imprensa canadense e por boa parte do elenco do Raptors, mas também sempre foi motivo de crítica pelo trabalho nos playoffs. Uma ala de analistas e torcedores colocam parte da culpa pelas seguidas “varridas” sofridas pela equipe em pós-temporadas à sua falta de capacidade para fazer ajustes durante os jogos.
A sucessão no comando de Toronto pode acontecer com alternativas que já estão na franquia: o assistente Nick Nurse e o ex-jogador Jerry Stackhouse, treinador campeão da G-League pelo Toronto 905, deverão ser considerados para o cargo. Wojnarowski apurou que Mike Budenholzer – rescindiu contrato com o Atlanta Hawks na última semana – seria outro nome que agrada a direção.
Casey é o treinador mais longevo (sete temporadas) e vitorioso (320 triunfos em 558 jogos) da história do Raptors. Ele conduziu os canadenses ao melhor recorde da franquia em campanhas regulares nesta temporada (59-23) e também à única final de conferência que o time já disputou, em 2016. É esperado que o Orlando Magic e Detroit Pistons tenham interesse na contratação do veterano.