A “Era Jim Calhoun” na Universidade de Connecticut vai terminar nesta quinta-feira. Segundo Kevin Nathan, da emissora NBC, o treinador de 70 anos anunciará sua aposentadoria em entrevista coletiva a ser realizada no início da tarde. O auxiliar Kevin Ollie, ex-armador com 13 temporadas de experiência na NBA, vai assumir o comando da equipe.
Calhoun estava a frente de UConn há 26 anos levou o programa a conquista de três títulos nacionais (1999, 2004 e 2011). Nas últimas temporadas, porém, sérios problemas de saúde tem limitado sua atuação a beira da quadra. Além de fraturas nas costelas e quadril, o técnico ainda foi diagnosticado com câncer por três vezes desde 2003. Em todos os casos, ele precisou se ausentar da equipe por períodos variados.
Ollie chega ao comando de Connecticut em um momento muito ruim para o programa. Por conta de rendimento acadêmico insatisfatório, o time será inelegível para a disputa do Torneio da NCAA em 2013. Com isso, os principais atletas do elenco deixaram a instituição: enquanto Jeremy Lamb e Andre Drummond se profissionalizaram, Alex Oriakhi e Roscoe Smith se transferiram para outras instituições.
Calhoun tem carreira de 40 anos como treinador na NCAA, com 873 vitórias no currículo e aproveitamento na casa dos 70%. Antes de chegar a UConn, ele se graduou em sociologia na Universidade American International e comandou o programa de Northeastern por 14 temporadas. Suas contribuições ao esporte foram reconhecidas em 2005, quando entrou para o Hall da Fama.