Aos 23 anos, Luka Doncic já é o melhor jogador da NBA?

Astro ajudou a reverter uma desvantagem de 2 a 0 na série diante do Phoenix Suns e garantiu vaga na final do Oeste

Luka Doncic melhor jogador Fonte: Michael Gonzales / AFP

Pronto, será que já podemos começar a dizer que Luka Doncic é o melhor jogador da NBA, mesmo aos 23 anos? Talvez, não, mas a hora vai chegar. Doncic é o futuro da liga, mas já mostra todo o seu impacto hoje. Levar um Dallas Mavericks a uma decisão de conferência sem outro jogador minimamente parecido com um astro, tem sido cada vez mais raro.

Tudo bem, Trae Young conseguiu o mesmo na temporada passada com o Atlanta Hawks, mas se pensarmos por nomes, o elenco de apoio que ele teve parece superior ao que Doncic possui hoje. De novo, por nomes, John Collins e Clint Capela, por exemplo, estão na frente de Jalen Brunson e Spencer Dinwiddie em qualquer ranking na atual campanha.

Publicidade

Em 23 jogos de playoffs na carreira, o esloveno possui médias de 32.6 pontos, 9.3 rebotes, 8.3 assistências, 1.5 roubada e 37.2% de aproveitamento em arremessos de três. São números impressionantes. Apenas para efeito de comparação e, por favor, não estou dizendo que Luka Doncic é o melhor jogador de todos os tempos da NBA. Michael Jordan registrou 33.4 pontos, 6.4 rebotes, 5.7 assistências, 2.1 roubos de bola e 33.2% em três pontos.

É óbvio que Jordan tem uma carreira mais consolidada, seis títulos, cinco vezes MVP, 14 vezes All Star, Hall da Fama e tudo mais, mas não é legal ver alguém fazendo números similares?

O que estou dizendo, em suma, é que Doncic tem tudo para pertencer ao grupo dos melhores jogadores de todos os tempos daqui uns dez anos.

Publicidade

Fenômeno

Luka Doncic iniciou sua carreira como profissional em abril de 2015, com 16 anos, dois meses e dois dias. Aos 19, ele foi MVP da Euroliga. Um ano depois, Doncic estava na NBA para faturar o prêmio de melhor novato da temporada. Desde então, o jogador foi eleito para o Jogo das Estrelas nas três campanhas seguintes. Ele é um fenômeno, um jogador muito diferenciado.

Em sua primeira temporada na NBA, Doncic estava ali para aprender o sistema da liga. Além disso, era o último ano de Dirk Nowitzki. Portanto, foi uma passagem de bastão e o time não foi aos mata-matas. E, mesmo com elencos duvidosos, o atleta sempre levou o Mavs aos playoffs depois disso.

Publicidade

Sim, é sua primeira final de conferência e ele pode até sair com uma eliminação em quatro jogos, algo que não acredito. Mas assim como ocorreu com LeBron James ou Michael Jordan em seus primeiros anos, ficou claro que ele tem a capacidade de decidir um jogo (ou uma série) sozinho. Isso é para poucos.

Forma como eliminou o Suns impressiona

Antes do começo da série entre Phoenix Suns e Dallas Mavericks, o que mais se ouvia falar era que o Mavs teve uma grande temporada, que Luka Doncic liderou um elenco sem estrelas, mas que ali era o seu limite. Não foi bem assim…

Publicidade

É importante ressaltar que o Mavs não enfrentou uma galinha morta. Era um Suns de melhor campanha da NBA, com o melhor organizador de jogadas da liga há muitos anos, com um cestinha candidato ao MVP, uma defesa impactante e o melhor técnico da temporada. Foi “só” isso que Doncic teve de encarar. E, mesmo assim, Doncic e o Mavs prevaleceram em sete jogos.

O jogo 7 foi um fiasco para o time do Arizona, mas o primeiro tempo teve um placar de Doncic 27 x 27 Suns, com 30 pontos de vantagem para o Mavericks.

Imagine isso.

Luka Doncic pareceu, ali, o melhor jogador da atualidade da NBA.

Leia mais!

Que pancada! Com Doncic incrível, Mavericks atropela Suns e está na final do Oeste
Luka Doncic: “Gosto quando falam mal de mim, é divertido”
“Não podemos vencer apenas com Doncic”, alerta Jason Kidd

Publicidade

No futuro, grandes jogadores vão querer jogar ao seu lado

Luka Doncic já provou estar em um patamar acima de vários astros da NBA, mas em breve, aposte que outros grandes nomes vão querer jogar ao seu lado.

Imagine um Rudy Gobert, que já foi especulado em Dallas, recebendo seus passes. Numa equipe em que a defesa dita o ritmo, o francês seria o seu par ideal. Mas existem outras opções no mercado, caso uma troca com o Utah Jazz não aconteça, até pelo fato de Gobert ter um salário salgado (US$38 milhões em 2022-23).

Publicidade

Lembra quando Giannis Antetokounmpo bateu o pé no Milwaukee Bucks e só estenderia seu contrato se o time se comprometesse em reforçar o elenco? Doncic não exigiu isso ainda, mas talvez seja legítimo ele pedir peças para que o Mavs dê o próximo passo.

Se, sem um outro astro, ele já levou o Mavericks a uma final de conferência, com alguém ao seu lado, a situação seria mais confortável.

Estrangeiros estão entre os melhores da atualidade

Nas últimas quatro temporadas, a NBA deu o prêmio de MVP a estrangeiros em todas elas. Primeiro, foram dois anos seguidos de Giannis Antetokounmpo. Depois, foi a vez de Nikola Jokic. Mas quem era o segundo colocado nos últimos dois anos? Justamente. Outro estrangeiro, o pivô Joel Embiid.

Publicidade

A tendência começou lá atrás, com Steve Nash e Dirk Nowitzki no mesmo Mavericks de Doncic. Enquanto Nash saiu para ser duas vezes MVP no Phoenix Suns, Nowitzki recebeu o prêmio em 2006-07.

Exceto Jayson Tatum (24 anos), Trae Young (23), Ja Morant (22) e alguns outros nomes, os melhores norte-americanos já estão em fases diferentes de suas carreiras.

LeBron James está com 37 anos, enquanto Stephen Curry tem 34 e Kevin Durant, 33. Já James Harden, com 32, apresentou queda de rendimento, assim como Russell Westbrook, de 33 e Damian Lillard, de 31.

Publicidade

Portanto, parece que o trono da NBA será passado diretamente para as mãos desses jovens para brigarem com Doncic e os atuais candidatos (Antetokounmpo, Jokic e Embiid).

Mesmo aos 23 anos, Luka Doncic já merece começar a ser considerado o melhor jogador da NBA na atualidade.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários