https://www.youtube.com/watch?v=rRLFREnWUoc
Com apenas 19 anos, o prodígio esloveno Luka Dončić alcançou mais uma façanha em sua carreira. Depois de ser campeão europeu de seleções e escolhido para o time ideal da competição, em 2017, o prospecto cotado para ser a primeira escolha do Draft deste ano foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da Euroliga, principal torneio de clubes fora da NBA.
O atleta do Real Madrid é o mais jovem da história a conquistar esse feito. Além do troféu de MVP, Dončić angariou o prêmio de Rising Star (Estrela em Ascensão) pelo segundo ano consecutivo e foi escolhido para o quinteto ideal do torneio.
Em 32 jogos disputados na atual edição da Euroliga, Dončić registrou uma média de 16.1 pontos, 4.9 rebotes, 4.3 assistências, sendo uma peça fundamental na caminhada do Real Madrid até o Final Four. Nessa sexta-feira, ele foi o destaque do time merengue na vitória sobre o CSKA Moscou por 92 a 83, que carimbou a passagem da equipe espanhola para a decisão do torneio.
Em abril de 2015, com 16 anos, dois meses e dois dias, o esloveno tornou-se o atleta mais jovem a atuar pelo Real Madrid na Liga Espanhola. Na temporada seguinte, ele passou a fazer parte da rotação do time principal.
O dono do Phoenix Suns, Robert Sarver, e o vice-presidente de operações de basquete da equipe, James Jones, estão em Belgrado, capital da Sérvia, palco do Final Four, para acompanhar de perto o jovem esloveno. De acordo com o gerente-geral do Suns, Ryan McDonough, a franquia cogita, além de Dončić, os pivôs DeAndre Ayton e Mohamed Bamba, o ala-pivô Marvin Bagley e o ala Michael Porter Jr. na primeira escolha no recrutamento.
A final da Euroliga será realizada neste domingo, e o adversário do Real Madrid é o Fenerbahçe, da Turquia, atual campeão europeu. A partida terá início às 15h (horário de Brasília) e não será transmitida por nenhum canal da TV brasileira.