Antigo pivô cita Victor Wembanyama e diz que dominaria NBA hoje

Jovem astro do Spurs é comparado a pivô que marcou época no Rockets

Victor Wembanyama NBA pivô Fonte: Reprodução / X

O ex-pivô Ralph Sampson, que fez sucesso na NBA nos anos 80, citou o jovem Victor Wembanyama para cravar que seria dominante na liga atual. Escolha número 1 do Draft de 1983, Sampson marcou época no Houston Rockets. No time texano, aliás, fez dupla com o lendário Hakeem Olajuwon.

Continua após a publicidade

Sampson defendeu o Rockets por quatro temporadas. Tão logo chegou à NBA, o pivô foi destaque em Houston. Na temporada 1983/84, teve médias de 21 pontos, 11,1 rebotes e 2,4 tocos. Desse modo, o jogador de 2,24m de altura ganhou o prêmio de melhor novato da liga. Em conversa com o portal Clutch Points, Sampson disse que, apesar de estar à frente de seu tempo, poderia jogar na NBA de hoje.

“Então, eu poderia ter jogado nesta era, com certeza. Provavelmente dominaria o jogo mais do que no passado. Teria médias de 30 pontos e 20 rebotes. Fácil. Dizem que eu sou o primeiro Wemby, e ele o segundo. Mas eu sou o primeiro Ralph. E Victor Wembanyama é o segundo Ralph. Eu conseguia fazer o post up, driblar e arremessar de fora. Não arremessávamos muitas bolas de três naquela época, mas tenho certeza que, por causa da minha mentalidade, estaria em um nível de elite do jogo”, afirmou Sampson.

Continua após a publicidade

Portanto, o ex-pivô, assim como Victor Wembanyama, tinha habilidades incomuns para os pivôs típicos da NBA. Afinal, Sampson era um jogador muito alto que sabia bater bola e arremessar além da área restrita. Além disso era ágil e um bom passador.

Leia mais!

Pelo Rockets, Sampson fez médias de 19,7 pontos, 10,5 rebotes, 2,7 assistências e 1,9 toco. Assim foi eleito All-Star entre 1983 e 1987. Dessa forma, a parceria com Olajuwon causou estragos na liga. Os dois, aliás, foram chamados de Torres Gêmeas.

Continua após a publicidade

O auge foi em 1985/86, quando ajudou Houston a chegar às finais da NBA. Antes, na decisão do Oeste, o time atropelou o Los Angeles Lakers de Kareem Abdul-Jabbar e Magic Johnson. Desse modo, fechou a série em 4 a 1. Mas nas finais, os texanos perderam para o Boston Celtics de Larry Bird e companhia, em seis jogos.

No entanto, a carreira de Simpson foi curta por conta das lesões (e três cirurgias) no joelho esquerdo. No meio da temporada 1987/88, ele foi trocado para o Golden State Warriors. A partir dali, seu desempenho nunca mais foi o mesmo. Ainda jogou, sem sucesso, por Sacramento Kings e Washington Bullets (hoje Wizards).

Continua após a publicidade

Por isso, Sampson disputou apenas nove temporadas na NBA. Foram 305 jogos pelo Rockets e outros 151 pelas outras três equipes. Nos últimos três anos de liga, por exemplo, atuou em apenas 61 partidas. Eleito três vezes o melhor jogador do College pela Universidade de Virginia, Sampson se tornou membro do Hall da Fama do basquete em 2012.

Assine o canal Jumper Brasil no YouTube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários