[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=o3ZBYy1MT04]
Primeira escolha do draft de 2014, Andrew Wiggins chegou ao Cleveland Cavaliers como parte importante do futuro da equipe. Mas as coisas mudaram bem rápido. Dias depois, o ala LeBron James acertou seu retorno à franquia e o calouro passou de esperança a moeda de troca por Kevin Love. No entanto, quem acredita que o jovem não quer deixar um potencial candidato ao título para atuar pelo Minnesota Timberwolves está enganado.
“Quando os rumores começaram, falei com Andrew e ele me disse que esperava ser trocado”, contou o ex-técnico do ala-armador na Universidade de Kansas, Bill Self. “Eu falei que não seria o ideal e ele me respondeu que seria melhor, conhecendo sua personalidade e o que precisaria fazer, jogar em um time onde seria forçado a ser importante de imediato do que algum lugar onde teriam paciência e seria apenas uma ‘peça’ de algo maior”.
Na semana passada, o Jumper Brasil informou sobre o acerto verbal que existiria entre Cavs e Twolves por Love. A assinatura do contrato de Wiggins é o único empecilho na negociação, que só poderá ser anunciada a partir de 23 de agosto por regras da liga – e ainda deverá ser alvo de investigação oficial da NBA. Desejar ser trocado não é uma postura convencional, mas Self entende as motivações do ex-comandado.
“Todos amariam a oportunidade de jogar com LeBron porque seria garantia de vitórias, mas, para ser o astro que pode, Andrew precisa desenvolver a mentalidade de um líder dentro de quadra. Acredito que Minnesota vai ajudá-lo a ser excelente”, avaliou o técnico, que treinou prospectos como Xavier Henry, Ben McLemore, Thomas Robinson e os irmãos Marcus e Markieff Morris nos últimos anos.
Não é fácil para um calouro chegar à NBA cercado de rumores, mas, mesmo antes de entrar em quadra, Self está orgulhoso da postura do ala-armador. “Ele tem lidado com tudo muito bem. As coisas acabaram saindo um pouco de proporção. De certa forma, está ansioso para atuar em Minnesota”, assegurou.
Wiggins participou recentemente das ligas de verão, obtendo médias de 15.5 pontos, 3.5 rebotes, 1.5 bloqueio e 1.3 roubada em quatro partidas.