Um grande talento da NBA está com a carreira em risco. O Cleveland Cavaliers anunciou neste sábado que o pivô Andrew Bynum foi suspenso por tempo indeterminado por conduta prejudicial à equipe.
Segundo o comunicado enviado pela franquia à imprensa, Bynum foi dispensado de todas as atividades da equipe e não viajou com o time para Boston, onde o Cavs enfrenta, neste sábado, o Celtics. Provavelmente, o jogo da última quinta-feira contra o Atlanta Hawks foi o último do pivô com a camisa do time de Ohio.
De acordo com o repórter Sam Amico, da Fox Sports, Bynum está disponível para trocas. Se não conseguir negociar o jogador, o Cavs pode dispensá-lo até o dia 7 de janeiro e economizar 6 dos 12 milhões referentes ao seu contrato. O Los Angeles Clippers seria um dos times interessados em contar com os serviços do pivô, caso ele seja dispensado pelo Cavs.
O jornalista Adrian Wojnarowski, do Yahoo! Sports, informou que a franquia perdeu a paciência com o jogador por causa de sua falta de vontade nos treinos e nas partidas. Uma fonte da NBA teria dito à Wojnarowski que Bynum não tem mais motivação para jogar basquete.
Vale lembrar que o pivô enfrentou graves lesões no joelho, que ameaçaram, inclusive, abreviar sua carreira. Bynum ficou ausente das quadras por cerca de um ano e meio em razão desses problemas.
Em 24 jogos disputados com a camisa do Cavs, 19 deles como titular, Bynum obteve médias de 8.6 pontos e 5.3 rebotes, além de um aproveitamento de apenas 41.9% nos arremessos de quadra. Com a suspensão do pivô, o brasileiro Anderson Varejão deve voltar à condição de titular na posição 5.
Bynum, de 26 anos, chegou à NBA em 2005 e disputou 392 partidas com a camisa do Los Angeles Lakers. Em sete temporadas, ele angariou médias de 11.7 pontos, 7.8 rebotes e 1.6 toco. Em seu último ano de Lakers, o pivô alcançou os melhores números de sua carreira: 18.7 pontos, 11.8 rebotes e 1.9 toco.