Aos 28 anos, o pivô Andrew Bogut tem sido um dos grandes responsáveis pelas boas exibições do Golden State Warriors nos playoffs da atual temporada, com médias de 8.1 pontos, 11 rebotes e dois tocos. Porém, o histórico de lesões do atleta quase fez com que ele encerrasse a carreira de fora precoce.
Segundo Scott Howard-Cooper, que escreve para o portal Hangtime, da própria NBA, ele pensou seriamente em se aposentar, mas ainda não estava preparado. “Eu não cheguei a esse ponto, mas foi definitivamente algo que eu comecei a pensar. Nunca pensei, ‘Isso é tudo. Acabou.’ Mas pensei, ‘Se isso continuar por um ano ou dois, há definitivamente uma chance de parar’.”
O pivô disputou apenas 44 partidas nas duas últimas temporadas, perseguido por lesões nas costas e no tornozelo. “É monótono fazer a mesma coisa todos os dias na reabilitação e não ver resultados. Eu estou fazendo a mesma coisa todos os dias. As pessoas não sabem, o treino é de 11h e estou aqui às 8h30 fazendo a minha reabilitação, para duas horas e meia de resistência, condicionamento e arremessos, sem ter resultados. Foi muito frustrante.”
O treinador Mark Jackson é só elogios para o seu pivô. “Eu acho que ele gosta do fato de ganhar e, finalmente, sentir-se bem fisicamente”, disse Jackson. “Eu acho que no final do dia, não importa com quem você está falando, ainda perguntam sobra troca que foi feita . É merecido para ele e ótimo de se ver, porque se tivéssemos que fazer tudo de novo, faríamos.”