GM do Warriors indica provável aposentadoria de Andre Iguodala

Aos 39 anos, veterano pode deixar as quadras após 19 temporadas na NBA

andre iguodala warriors aposentadoria Fonte: Noah Graham / AFP

Em entrevista ao canal NBC Sports, na quarta-feira (2), Mike Dunleavy, gerente-geral do Golden State Warriors, revelou que a aposentadoria Andre Iguodala pode ser iminente. Ou seja, na visão do dirigente, o veterano multicampeão não deve retornar à equipe para a temporada 2023/24 da NBA.  Por outro lado, garantiu que as “portas estão abertas”, caso ele opte por continuar jogando.

Continua após a publicidade

“Minha sensação é que tem outras coisas acontecendo com ele nesse momento. Mas ele tem meu número e meu telefone está sempre ligado. Aliás, já conversamos durante a offseason e não vamos fechar a porta para nada. Veremos. Meu palpite é que não voltará ao time. Mas é Andre Iguodala. Então, nunca se sabe”, comentou Dunleavy.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, na última offseason, já havia rumores sobre a aposentadoria de Andre Iguodala no Warriors. No entanto, optou por disputar sua 19ª temporada na NBA com um contrato de um ano em San Francisco. Na ocasião, chegou a “avisar” Stephen Curry que seria seu último ano como profissional.

“Já estou deixando claro para você, Steph: esta será a última temporada. Então, vou ‘culpar’ algumas pessoas pela minha decisão. Steph Curry é uma pessoa que eu vou culpar. Mas como um grupo, estou culpando Steph, Draymond [Green] e Klay [Thompson]. Steve [Kerr] um pouco, Bob Myers (GM). Eles me mostraram muito amor. Além disso, me ajudaram a ver minha importância fora da quadra”, afirmou o camisa 9 em setembro de 2022.

Continua após a publicidade

Leia mais!

Agora, apesar de ainda ser incerto, tudo indica que o jogador de 39 anos deixará as quadras. Isso porque a última temporada já foi instável para ele. Iguodala, afinal, teve um papel muito limitado com o Warriors em 2022/23 e perdeu muitos jogos por conta de lesões. Dentre elas, um problema no quadril e uma fratura no pulso.

Como resultado, disputou apenas oito jogos e obteve médias de 2.1 pontos, 2.1 rebotes e 2.4 assistências, enquanto converteu 46.7% dos arremessos de quadra. Então, acabou com um papel muito mais relevante fora das quadras, sobretudo como “mentor” nos vestiários.

Continua após a publicidade

Afinal, ele teve uma carreira significativa. Iguodala esteve presente nos quatro títulos da dinastia do Warriors. Outro detalhe: em todas as sete temporadas que contou com Iguodala no plantel, a equipe chegou à pós-temporada.

Ademais, nas duas em que o veterano não esteve por lá (2019/20 e 2020/21), Golden State não alcançou os playoffs. Ou seja, o ala-pivô é uma espécie de talismã da franquia.

Por outro lado, se o veterano optar por continuar jogando, disputada sua 20ª temporada na NBA. Portanto, ele se tornará apenas o 11º jogador na história da liga a estar presente em 20 ou mais campanhas.

Continua após a publicidade

Por fim, além dos oito anos no Warriors, ele defendeu o Philadelphia 76ers também por oito temporadas. Além disso, passou duas campanhas com o Miami Heat e uma com o Denver Nuggets.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários