Analista detona carreira de Ben Simmons na NBA: “Sorte não estar preso”

Em último ano de contrato, armador australiano corre riscos de deixar a liga

ben simmons nba carreira Fonte: Reprodução / X

Stephen A Smith não é um analista comum. Falastrão, o jornalista da ESPN costuma detonar jogadores sem grandes preocupações. Então, quando o assunto é alguém que recebeu muito dinheiro e não produziu, ele “cresce” ainda mais. E foi assim com Ben Simmons, por conta de sua carreira na NBA até aqui. Apesar de o australiano render bem nos primeiros anos, o atleta vem sendo um “fardo” para as equipes que atua.

Continua após a publicidade

De acordo com Smith, Ben Simmons tem “sorte de não estar preso por roubar” o Philadelphia 76ers e o Brooklyn Nets. Não literalmente, claro. Mas o fato é que Simmons teve muitos problemas físicos e pouco joga.

“A única lesão que eu sempre questionei foi sempre a de Ben Simmons”, afirmou Smith. “Ele tem sorte de não ter sido preso por roubo, mas tenho certeza que de todos os lugares onde ele vá jogar, o foco sobre basquete é zero. Ele vai para Miami? Então, sei que não terá foco”.

Continua após a publicidade

A carreira de Ben Simmons na NBA começou com o primeiro ano sem jogar. Isso porque o armador teve uma lesão que o impediu de estrear em 2016/17. Mas quando jogou, Simmons impressionou no Sixers. E cada ano ele era ainda melhor, especialmente na defesa.

All-Star em três temporadas consecutivas, Ben Simmons recebeu prêmios como times ideais da NBA e de defesa. Em 2020/21, por exemplo, ele foi o segundo na votação para o melhor defensor daquela campanha. Mas aí veio aquele passe ao invés de tentar fazer a cesta nos playoffs contra o Atlanta Hawks e nunca mais foi o mesmo.

Continua após a publicidade

Leia mais

Na época, Joel Embiid, seu então colega no 76ers e Doc Rivers, o treinador, criticaram Ben Simmons publicamente. Enquanto isso, a pressão apenas cresceu. Como resultado, ele pediu troca na offseason de 2021. Simmons exigiu a negociação, pois não tinha mais clima para ficar em Philadelphia.

Enquanto isso, a direção fez jogo duro e exigiu seu retorno para treinamentos. Ben Simmons até apareceu, mas deixou um treino e foi embora. Não voltou mais. Ao mesmo tempo, o Sixers o multou a cada partida que perdia.

Finalmente, quando a troca saiu, Ben Simmons alegou lesão e, posteriormente, não atuou pelo Nets naquela temporada. Apenas em 2022/23, ele estreou por sua nova equipe. Mas assim que fez seus primeiros jogos, sua produção foi muito criticada.

Continua após a publicidade

“Eu sei que ele não conseguia arremessar, mas com as habilidades que ele tem, e tudo mais. Mas ele só não quer jogar. Ele não ama o jogo. Não estou dizendo que não tem lesão, mas estou falando sobre a ausência de amor ao jogo. Então, ele já estava perdendo jogos antes de qualquer lesão e ele indicou problema com sua saúde mental. Não podemos deixar de lado a saúde mental, mas tem algo estranho. A razão de eu o criticar é que isso nunca o impediu de ter certeza que o cheque estava em sua conta”, concluiu.

Ben Simmons despencou de 14.3 pontos, 7.2 rebotes, 6.9 assistências em seu último ano de Sixers para 6.9 pontos, 6.3 rebotes e 6.1 assistências no Nets. Foram apenas 42 jogos até se afastar por nova lesão. Então, em 2023/24, Simmons atuou ainda menos: 15 partidas. Seus números, entretanto, seguiram baixos.

Continua após a publicidade

Futuro?

Ninguém sabe exatamente se Ben Simmons consegue atuar como antes. Por enquanto, ele treina para a próxima temporada. Mas seu futuro é difícil de entender.

Em 2024/25, Simmons corre sérios riscos de encerrar sua carreira. Ao menos, na NBA. Seu contrato acaba ao fim da nova campanha, no valor de US$40.3 milhões. Ou seja, ele vai tentar fazer de tudo para seguir jogando.

Enquanto isso, o Nets possui planos de não brigar por grandes coisas na próxima temporada. Então, Ben Simmons pode voltar às quadras sem pressão pela vitória. Uma última chance.

Continua após a publicidade

Caso não consiga jogar de forma consistente, dificilmente Simmons vai encontrar mercado na NBA. Tudo isso, aos 27 anos.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários