Por Vinicius Fernandes Batista
Chegou ao fim a 13ª rodada da fase regular da temporada 2019/20 da EuroLiga, com destaque para mais um triunfo do líder isolado Anadolu Efes Pilsen, desta vez fora de casa, no clássico turco contra o Fenerbahçe. Os espanhóis Barcelona e Real Madrid também venceram na rodada e seguem dividindo a vice-liderança.
Fenerbahçe 73 x 81 Anadolu Efes
A sétima vitória consecutiva do Efes veio com os auxílios de Krunoslav Simon, cestinha com 22 pontos, e de Shane Larkin, que anotou 20. Derrick Williams foi quem mais pontuou pelo Fener, que não perdia há três jogos, com 16 pontos.
Maccabi Tel Aviv 90 x 80 CSKA Moscou
Após perder o primeiro quarto por nove pontos, o Maccabi venceu de virada, iniciada com uma parcial de 13 a 0 no terceiro quarto. Cinco jogadores anotaram dois dígitos, liderados por Scottie Wilbekin, com 22 pontos e nove assistências, enquanto o ex-jogador do CSKA, Othello Hunter, fez 20 pontos. Os outros foram Elijah Bryant (14), Yovel Zoosman (13) e Quincy Acy (11). Mike James também foi o cestinha do jogo, pelo lado russo (22 pontos), mas acertou apenas cinco de suas 17 tentativas de quadra (nove pontos vieram de seus dez lances livres).
Barcelona 98 x 86 Panathinaikos
Jogando diante de sua torcida, no Palau Blaugrana, o Barcelona bateu o Panathinaikos por 98 a 86 e segue à caça do líder Anadolu Efes. Nikola Mirotic foi o cestinha da partida, com 23 pontos. Malcolm Delaney foi outro destaque do time catalão, com 17 pontos e cinco bolas do perímetro convertidas. Pela equipe grega, as principais figuras em quadra foram Jimmer Fredette, que anotou 19 pontos, e Nick Calathes, que alcançou o duplo-duplo: 13 pontos e 13 assistências.
Real Madrid 93 x 77 Olympiacos
O Real registrou sua oitava vitória consecutiva, com 18 pontos do cestinha Fabien Causeur. Mais quatro jogadores do time merengue chegaram aos dois dígitos no time espanhol: Anthony Randolph (15), Facundo Campazzo (15), Trey Thompkins (12) e Rudy Fernández (10). Will Cherry e Sasha Vezenkov lideraram o Olympiacos, com 12 pontos cada.
Khimki 104 x 87 ALBA Berlin
O Khimki quebrou uma série de quatro derrotas ao conseguir uma virada após perder o primeiro quarto por nove pontos de diferença, com um duplo-duplo de Devin Booker (24 pontos e dez rebote). Alexey Shved marcou 22 pontos e deu oito assistências, enquanto a equipe derrotada teve como destaque os 17 pontos de Rokas Giedraitis. O time russo passa a ser o dono do melhor ataque do torneio e os alemães assumem o posto de pior defesa.
Estrela Vermelha 64 x 72 Baskonia
O time sérvio, dono da melhor defesa, passou a ter o pior ataque do campeonato. O Estrela Vermelha teve sua sequência de três vitórias quebrada graças aos 22 pontos de Nik Stauskas (quatro bolas certas de três em cinco tentativas) e outros 19 de Tornike Shengelia (além de oito rebotes). Lorenzo Brown marcou 20 pontos para os mandantes.
Zalgiris Kaunas 82 x 86 Valencia
O Valencia acertou 13 bolas de três pontos para conseguir seu primeiro triunfo fora de casa na temporada, enquanto o Zalgiris perdeu seu sétimo jogo consecutivo, diante do ótimo público de 14.752 pessoas no ginásio, o melhor da rodada. Louis Labeyrie marcou 22 pontos (quatro arremessos certos de três em cinco tentativas) e Quino Colom fez 12 pontos e nove assistências. Edgaras Ulanovas terminou com 16 pontos para a equipe anfitriã.
Bayern de Munique 77 x 69 Zenit
O Bayern pôs fim à uma sequência de três derrotas, com destaque para Vladimir Lucic, que fez 17 pontos. Outros quatro atletas anotaram dois dígitos: Greg Monroe (12), Maodo Lo (11), Petteri Koponen (11) e Diego Flaccadori (11). No entanto, o cestinha da partida foi Alex Renfroe, que conseguiu 18 pontos para os russos.
ASVEL 89 x 82 Olimpia Milano
O ASVEL conseguiu encerrar uma série de quatro derrotas, mas segue fora da zona de classificação aos playoffs. Destaque para os 19 pontos do cestinha David Lighty. O Milano, que perdeu a quarta consecutiva, teve o veterano Luis Scola como destaque (14 pontos).
Classificação
1º Anadolu Efes: 11 vitórias e duas derrotas
2º Barcelona e Real Madrid: dez vitórias e três derrotas
4º Maccabi Tel Aviv: nove vitórias e três derrotas
5º CSKA Moscou e Panathinaikos: oito vitórias e cinco derrotas
7º Khimki e Olimpia Milano: sete vitórias e seis derrotas
9º Baskonia e ASVEL: seis vitórias e sete derrotas
11º Olympiacos, Estrela Vermelha, Fenerbahçe, Valencia e Bayern de Munique: cinco vitórias e oito derrotas
16º ALBA Berlin: quatro vitórias e nove derrotas
17º Zalgiris Kaunas e Zenit: três vitórias e dez derrotas
Estatísticas
Melhor ataque: Khimki = 1.130 pontos (86,9 de média)
Pior ataque: Estrela Vermelha = 925 (71,1 de média)
Melhor defesa: Estrela Vermelha = 950 (73 de média)
Pior defesa: ALBA Berlin = 1.136 (87,3 de média)
Melhor saldo: Maccabi Tel Aviv = +135
Pior saldo: Zenit = -119
Mais pontos em um quarto: 38 = Zenit
Menos pontos em um quarto: 6 = Fenerbahçe e Khimki
Mais pontos até o intervalo: 65 = Real Madrid
Menos pontos até o intervalo: 21 = Fenerbahçe
Mais pontos em um jogo: 106 = Anadolu Efes
Menos pontos em um jogo: 55 = Bayern de Munique
Maior diferença de pontos: 41 = Bayern de Munique 104 x 63 ASVEL
Maior pontuador em um só jogo: 49 = Shane Larkin (Anadolu Efes)
Cestinha por pontos: Shane Larkin (Anadolu Efes) = 264
Cestinha na média: Shane Larkin (Anadolu Efes) = 22
Melhor reboteiro: Nikola Milutinov (Olympiacos) = 121 (9,3 de média)
Melhor assistente: Nick Calathes (Panathinaikos) = 119 (9,1 de média)
Próxima rodada
17/12 (terça-feira) – Zenit x Maccabi Tel Aviv (14h), Zalgiris Kaunas x Anadolu Efes (15h), Panathinaikos x Fenerbahçe (16h), Real Madrid x Olimpia Milano (16h, transmissão do DAZN), Barcelona x ASVEL (17h, transmissão do DAZN), Valencia x Baskonia (17h)
18/12 (quarta-feira) – CSKA Moscou x Estrela Vermelha (14h), ALBA Berlin x Bayern de Munique (16h), Olympiacos x Khimki (16h)
Quer acompanhar o melhor do basquete europeu? O DAZN transmite vários jogos da EuroLiga por semana. Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!
Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar o NBB, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, o Campeonato Japonês, e muito mais. Assine já!