Os jogadores da NBA seguem empenhados nas negociações por um novo acordo coletivo de trabalho e em evitar mais cancelamentos na temporada 2011-12, mas começam a estudar alternativas para “driblar” um locaute que comprometa a temporada por completo. Segundo o ala-pivô Amare Stoudemire, os atletas estariam considerando seriamente a possibilidade de criar uma liga independente.
“Nós estamos tentando resolver a greve e queremos jogar. Mas se isso não for possível, o que vamos fazer? Não ficaremos sentados. Então, temos que descobrir formas de continuar jogando em alto nível contra competição de ponta e se divertir. Se não formos para a Europa, vamos criar nossa própria liga. É assim que vejo as coisas”, explicou o astro do New York Knicks.
Obviamente, o processo para fundar uma competição independente não é tão simples quanto Stoudemire faz parecer. Os jogadores precisariam encontrar patrocinadores, negociar direitos de transmissão, acertar salários, entre outras questões. No entanto, o ala-pivô garante que o assunto está realmente sendo discutido.
“Isso é muito, muito sério. É apenas uma questão de criarmos uma estratégia e fazer um planejamento. Então, vamos ficar de olho no encaminhamento do locaute. Se durar um ano ou mais, teremos que começar nossa própria liga”.