O Miami Heat anunciou a contratação do ala-pivô Amare Stoudemire na tarde desta sexta-feira. Segundo Jeff Zillgitt, do site USA Today Sports, o jogador de 32 anos assinou contrato de uma temporada com a franquia da Flórida e deverá receber o salário mínimo para veteranos (cerca de US$1.5 milhão) por seus serviços.
“Nós somos muito afortunados por um atleta do calibre de Amare ter escolhido atuar pelo Heat. Ele vai trazer liderança, mentalidade vencedora e trabalho duro para nossa equipe na medida em que tentamos trazer mais um título para Miami”, declarou o presidente de operações, Pat Riley, por meio de nota oficial.
Stoudemire tinha uma visita à franquia nesta sexta-feira e, de acordo com Zillgitt, a reunião foi apenas uma formalidade antes de sacramentar o acerto entre as partes. O experiente jogador passou por exames médicos e uma entrevista com a comissão técnica pela manhã antes de assinar contrato nesta tarde.
Um dos nomes mais comentados do período de agência livre, o ala-pivô era especulado em uma série de equipes desde a reabertura do mercado. O Heat, porém, tornou-se favorito na concorrência a partir do início da semana. San Antonio Spurs, Phoenix Suns, Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks também estariam interessados no atleta.
Stoudemire possui quase 800 jogos no currículo em 13 anos na NBA, vivendo seu melhor momento com a camisa do Suns. Na última temporada, por New York Knicks e Mavs, ele anotou 11.5 pontos e 5.6 rebotes em pouco mais de 20 minutos. As médias são bem mais discretas do que aquelas que registra no agregado da carreira: 19.8 pontos e 8.1 rebotes por partida.