https://www.youtube.com/watch?v=3fsp30RamS4
A temporada 2011-12 do New York Knicks começou com a esperança de título sob o comando da dupla Carmelo Anthony e Amar’e Stoudemire. Após apenas quatro vitórias nos primeiros nove jogos, os líderes da franquia se machucaram e a surpresa Jeremy Lin iniciou seu show.
O efeito “Linsanity” durou 26 jogos, período que parecia suficiente para render ao então segundo-anista um novo contrato com a equipe de Nova Iorque. Porém, o Knicks optou por deixar o armador sair da equipe ao não igualar a oferta de US$ 25 milhões por três anos do Houston Rockets. Em sua volta ao Madison Square Garden, Stoudemire revelou o sentimento do vestiário do Knicks durante a polêmica saída de Lin da equipe.
“Se ele [Lin] tivesse ficado, teria sido muito bom. Porém, nem todos eram fãs dele ser a nova estrela, por isso ele não ficou”, afirmou Stoudemire antes da vitória do Miami Heat contra o New York Knicks. “Muitas vezes você fica feliz pelo sucesso de outra pessoa, não era o nosso caso naquela ocasião. Ele estava virando uma estrela, e muitos não estavam felizes com a situação”.
Boa parte da imprensa presente na declaração de Stoudemire entendeu que o ala-pivô estava citando o ex-companheiro Carmelo Anthony – que chamou a oferta do Rockets em 2012 por Lin de “ridícula” – e após a partida, o ala teve que responder sobre o assunto.
“Isso não foi há cinco anos?”, esbravejou Anthony. “Eu não tenho comentários. Se Lin estava se tornando uma estrela, nós devíamos abraçar isso. Nós não abraçamos? Se esse fosse o caso, eu estaria bravo com o Kristaps Porzingis agora. Duvido muito que ele [Stoudemire] estivesse falando de mim”.
A grande fase de Lin no Knicks aconteceu na sequência de oito jogos e sete vitórias sem Carmelo Anthony. Na ocasião, Lin teve médias de 25 pontos, 9.5 assistências, 3.6 rebotes, 2.3 roubos de bola e aproveitamento de 50% nos arremessos de quadra em 39 minutos. Com a volta de Anthony, todas as médias de Lin caíram até que o armador sofreu uma lesão no joelho, perdendo as últimas 17 partidas da temporada regular e toda a série contra o Miami Heat nos playoffs.
Após o efeito “Linsanity” em Nova Iorque, Jeremy Lin não convenceu no Rockets e foi negociado com o Los Angeles Lakers. Atualmente, o jogador de 27 anos defende o Charlotte Hornets.