O pivô Alex Len vai permanecer no elenco do Phoenix Suns até o fim da próxima temporada. Segundo Shams Charania, do site The Vertical, o agente livre restrito aceitou a oferta qualificatória prevista em seu contrato de novato e continuará no Arizona por mais um ano. Ele vai receber cerca de US$4.2 milhões no período e, por regras da liga, passa a ter uma cláusula de veto de trocas.
Charania apurou que os representantes do atleta ucraniano até teriam apresentado propostas de sign-and-trade aos dirigentes de Phoenix durante a offseason, mas a franquia recusou a possibilidade de trocá-lo. O acordo pela oferta qualificatória vai garantir que o jovem volte a testar o mercado em julho de 2018, mas, como agente livre irrestrito, terá total controle sobre seu destino.
A franquia teria optado por não estender o vínculo do atleta de 24 anos para fazer uma “análise final” de seu desempenho, enquanto não compromete a flexibilidade salarial com um contrato de longa duração. A estratégia, que envolve o “risco” de deixar o pivô sair de “graça” no ano que vem, permite que o time continue com mais de US$14 milhões disponíveis em sua folha.
Len seguirá enfrentando uma concorrência pesada em sua posição, uma vez que o Suns ainda conta com o veterano Tyson Chandler e a revelação Alan Williams – que acaba de estender seu vínculo por três temporadas. Quinta escolha do draft de 2013, o europeu ainda tenta convencer após 266 jogos disputados pela equipe de Phoenix, com médias de 6.9 pontos e 6.2 rebotes.