Os treinos de pré-temporada ainda nem começaram, mas Aleksej Pokusevski já é desfalque confirmado no Oklahoma City Thunder. A equipe anunciou que o jovem pivô sofreu uma entorse no tornozelo direito e deve ser reavaliado dentro de seis semanas. Com isso, ele já está fora dos primeiros jogos da temporada regular.
A franquia divulgou que a lesão aconteceu durante um treinamento de rotina da offseason do jogador. Sabe-se, além disso, que as atividades foram conduzidas pelos técnicos nas instalações do time. Mais detalhes sobre as circunstâncias do problemas físico, por enquanto, não são de conhecimento público.
Segundo a programação do Thunder, Pokusevski só vai ser reavaliado no começo de novembro. E não existem garantias, mesmo assim, de que essa liberação dos médicos vai ser imediata. Pelo contrário. As lesões recentes do atleta de 21 anos sugerem que, a princípio, a postura seja cautelosa em uma recuperação.
A julgar pelas datas, o pivô é uma ausência certa para as primeiras cinco partidas da campanha. A expectativa é que, como resultado, Chet Holmgren tenha mais tempo de quadra imediato. Na última temporada, “Poku” registrou médias de 8,1 pontos e 4,7 rebotes em 20,6 minutos.
Leia mais
Empolgado, Chet Holmgren prevê Thunder nos playoffs em 2024
Rivais perdem esperança em troca de Shai Gilgeous-Alexander no Thunder
“O Thunder vai ser muito bom na próxima temporada”, promete Josh Giddey
Copa do Mundo
A offseason, certamente, não trouxe sorte para Pokusevski quando o assunto são lesões. Esse é o segundo problema físico que ele sofreu em treinos de rotina nos últimos meses. Logo no início desse período, o atleta sofreu uma pequena fratura no ombro direito. Ficou, por isso, mais de dois meses parado.
Mas o tempo fora de ação não foi o pior aspecto da primeira lesão. O jovem pivô estava na lista de Stevislav Pesic para defender a seleção da Sérvia na Copa do Mundo FIBA. Ele precisou ser “cortado”, pois o Thunder não liberou um jogador lesionado. E, assim, perdeu a chance de ser vice-campeão mundial.
Não é a primeira vez, aliás, que Pokusevski perdeu a chance de atuar pela equipe nacional. Em julho do ano passado, o Thunder vetou a sua participação no Eurobasket após fazer parte da pré-lista de Pesic. Não existia uma questão física na época, mas a necessidade de treinar sob a supervisão da franquia.
Equilibrado
O desfalque de Pokusevski no início da temporada não chega a ser uma novidade para o Thunder. Afinal, ele disputou só 34 jogos da campanha passada por causa de problemas físicos. Esse histórico cheio de lesões, por outro lado, impressiona porque o técnico Mark Daigneault via o jovem em franca evolução física.
“O corpo de Poku parece diferente nessa temporada. Em particular, a parte inferior e pernas. Acho que ele nunca pareceu tão equilibrado, por exemplo, em termos de mobilidade. E, tecnicamente, há um ótimo senso de atenção em seu jogo. Enxerga passes que a maioria dos pivôs não consegue”, elogiou o treinador, no fim de 2022.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA