A Lituânia não vai contar com Jonas Valanciunas para a disputa do Pré-Olímpico de Porto Rico. A federação anunciou que o seu principal jogador está fora do torneio por causa de sua condição atual na NBA. Ele vai testar o mercado nessa offseason e buscar uma nova equipe, pois o New Orleans Pelicans não teria interesse em mantê-lo. Assim, precisa garantir a sua integridade física até as primeiras semanas de julho.
“Jonas realmente deseja defender a seleção e o seguro do jogador não é um problema. Mas há uma condição que não podemos assegurar. Ele precisa estar saudável no início de julho, pois vai ser agente livre e tem que assinar um novo contrato. É um fator que se sobrepõem aos dois primeiros pontos e, acima de tudo, não podemos garantir”, lamentou o secretário geral da federação, Mindaugas Balciunas.
Com a ausência do experiente pivô, o elenco da Lituânia que vai à Porto Rico só vai ter um jogador da NBA: Domantas Sabonis. No entanto, a convocação inclui outros nomes conhecidos pela liga. Deividas Syrvidis, Donatas Motiejunas e Mindaugas Kuzminskas, por exemplo, tiveram passagens anteriores pelo basquete dos EUA. Valanciunas disse estar arrasado por ser um desfalque no time nacional pela primeira vez.
“Infelizmente, essa é uma situação que ocorre pela primeira vez em minha vida. Nunca não fiquei à disposição para jogar pela seleção antes. Mas posso garantir que vou estar com o time. Vamos estar juntos por meio dos meus conselhos e do meu espírito. Estou pronto para contribuir de todas as formas que for possível, certamente”, assegurou o jogador de 32 anos.
Leia mais sobre o Pré-Olímpico
- Com Brasil, ESPN vai transmitir Pré-Olímpico de basquete
- Lauri Markkanen vai ser desfalque da Finlândia no Pré-Olímpico
- Eslovênia deve contar com Luka Doncic para Pré-Olímpico
E em Paris?
As negociações de contratos da agência livre da NBA começam na tarde do próximo dia 30. Então, os acordos verbais podem ser assinados em 06 de julho. Os atletas lituanos vão se apresentar para o início dos treinos já na próxima semana. O Pré-Olímpico, por sua vez, acontece entre 02 e 07 de julho. Ou seja, em caso de classificação em Porto Rico, Valanciunas pode ficar à disposição para disputar as Olimpíadas.
“Eu vou treinar à distância e, assim, me manter preparado. Acredito que temos o que é preciso para conseguir uma vaga e, por isso, vou fazer de tudo para estar pronto para atuar em Paris. Espero que a federação entenda essa decisão minha, antes de tudo. E, da mesma forma, vou aceitar a decisão que for tomada sobre a minha presença nas Olimpíadas”, explicou o veterano.
Balciunas, a princípio, não descartou a possível integração de Valanciunas em Paris. No entanto, a sua declaração deixou evidente que o astro frustrou os planos da federação. “Essa não é a situação que gostaríamos, mas é assim que vai ser. A Lituânia vai ter que entender Jonas nesse momento”, resumiu o dirigente.
Pré-Olímpico
A Lituânia, sem Jonas Valanciunas, está no grupo A do Pré-Olímpico de Porto Rico. A seleção europeia vai enfrentar o México e a Costa do Marfim nessa primeira etapa, enquanto franca favorita da chave. Os dois primeiros se classificam e, em seguida, disputam o playoff com os dois primeiros colocados do grupo B. Ou seja, os melhores na chave que inclui os donos da casa, Itália e o Bahrein.
Só o campeão do torneio carimba a vaga em Paris. E, aliás, já sabe quais vão ser os seus adversários iniciais nas Olimpíadas. O time vai para o grupo C, ao lado dos EUA, Sérvia e o Sudão do Sul.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA