Bobby Portis deverá ser um dos alas-pivôs mais procurados da agência livre que está para começar. De acordo com Chase Hughes, da rede NBC Sports, cerca de dez franquias estariam interessadas em sua contratação nessa offseason. A conta já inclui o Washington Wizards, que manifesta vontade de mantê-lo no elenco com um contrato de três a quatro temporadas de duração.
Hughes apurou que alguns dos outros pretendentes do jogador de 24 anos seriam Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers, New York Knicks, Orlando Magic, Milwaukee Bucks e Utah Jazz. Especula-se que a expectativa do jovem e do seu empresário é conseguir proposta de múltiplas temporadas (três ou mais) que renda na faixa dos US$16 milhões anuais em salários.
Portis foi adquirido pelo Wizards em fevereiro passado, por meio de troca junto ao Chicago Bulls, e deixou ótima impressão na reta final da temporada – ganhando a condição de titular do técnico Scott Brooks. Em 28 jogos disputados pela franquia, ele registrou médias de 14.3 pontos (com mais de 40% de acerto nos arremessos de longa distância) e 8.6 rebotes em 27.4 minutos de ação.