O ala Josh Howard é mais um nome na longa lista de veteranos atrás de um novo emprego na NBA. De acordo com Marc J. Spears, do site Yahoo! Sports, o atleta de 35 anos vem treinando em uma academia especializada em Las Vegas e espera um convite para participar do período de pré-temporada de algum time. Assim, ele se une ao extenso grupo de experientes jogadores buscando voltar à NBA – que inclui, entre tantos outros, o armador Baron Davis.
Howard não atua em um jogo de NBA há mais de dois anos. Sua passagem mais recente pela liga, com a camisa do Minnesota Timberwolves, terminou ao romper os ligamentos do joelho direito em dezembro de 2012. Esta foi a última de uma série de lesões que prejudicaram sua carreira desde o fim da década passada, encerrando aquela temporada com médias de 6.7 pontos e 3.3 rebotes em 18.8 minutos de ação.
Segundo Spears, o veterano também estaria disposto a jogar na D-League como caminho para provar que merece uma nova chance na NBA. Ele já passou pela liga de desenvolvimento por quatro meses, do fim de 2013 até o começo de 2014, e disputou 24 partidas pelo Austin Toros com médias de 14.7 pontos e 5.8 rebotes. O atleta acabou dispensado antes do término daquela temporada, por conta de (mais uma) lesão.
Escolhido na 29ª posição do draft de 2003 pelo Dallas Mavericks, o ala teve o melhor momento da carreira jogando na equipe texana. Ele teve seu auge técnico entre os anos de 2005 e 2007, quando ajudou o time a alcançar seus dois melhores recordes em temporadas regulares e a primeira final de sua história, contra o Miami Heat, além de ter sido convocado para o Jogo das Estrelas de 2007.
Howard tem 507 jogos disputados em uma carreira de dez temporadas na NBA. Neste período, ele registrou médias de 14.3 pontos, 5.7 rebotes e 44.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Sua última experiência jogando basquete profissionalmente foi há mais de um ano, quando integrou o elenco do New Orleans Pelicans na edição de 2014 da Liga de Verão de Las Vegas.