Uma das tendências que estamos acompanhando no início da atual temporada é a altíssima pontuação dos jogos. As equipes estão anotando média de 112.3 pontos no momento (maior marca registrada na NBA em mais de quatro décadas) e nada menos do que 19 times vêm fazendo mínimo de 110 pontos por partida. Números que podem não agradar a todos, mas são vistos como um sucesso por Adam Silver.
“Nós realizamos uma reunião com o nosso comitê competitivo – formado por vários técnicos, executivos, donos de franquias, atletas e árbitros –, na semana passada, para discutir isso. E a impressão entre os membros é que as alterações nas regras estão ‘funcionando’ como planejado. O jogo está como queríamos”, comemorou o comissário da liga, aprovando os placares “robustos” observados até agora.
Silver revelou que, entre as franquias, a grande dúvida analisando a situação atual da NBA gira em torno do quão permissivas vão ser as regras para o jogo defensivo mais físico. No entanto, ainda assim, a aprovação tem sido unânime. “Todos estão sentindo as mudanças, mas o que estamos ouvindo é que os times vão ser ajustar ao que for implementado. O que queremos é só assegurar que exista consistência no modo de jogar ao redor da liga”, concluiu o executivo.