Balanço da temporada do Brooklyn Nets

Por Vinícius Veiga O Brooklyn Nets está cumprindo as expectativas nesta temporada, mas falar em título ainda é precoce. Na última offseason, o Nets contratou vários jogadores ‘’badalados’’ e montou um time competitivo. Com um dos melhores elencos da NBA, as expectativas criadas em torno do time de Brooklyn foram grandes. O Nets não chega à […]

Fonte:

Por Vinícius Veiga

O Brooklyn Nets está cumprindo as expectativas nesta temporada, mas falar em título ainda é precoce. Na última offseason, o Nets contratou vários jogadores ‘’badalados’’ e montou um time competitivo. Com um dos melhores elencos da NBA, as expectativas criadas em torno do time de Brooklyn foram grandes.

O Nets não chega à pós-temporada desde o ano de 2007, e a última campanha positiva (mais vitórias do que derrotas) foi em 2006, quando Richard Jefferson, Jason Kidd e Vince Carter jogavam na equipe. Os únicos títulos da franquia foram em 1974 e 1976, quando o New York Nets jogava na ABA (liga antecessora da NBA). Embora as expectativas sempre fossem grandes, por jogar em um dos maiores centros mundiais do basquete, o Nets várias vezes falhou em conseguir temporadas de sucesso.

Publicidade

Hoje, o time de Brooklyn está em quarto na conferência Leste, perto de confirmar vaga nos playoffs e com 59,3% aproveitamento em vitórias, a melhor porcentagem do Nets em oito anos. Mesmo com a temporada ‘’tranquila’’, a equipe não é cotada como uma das favoritas a conquistar o título de 2012-2013.

Quando Avery Johnson era o treinador da equipe (entre 2010 até dezembro de 2012), o armador Deron Williams, estrela do time, era criticado pelos analistas norte-americanos por segurar demais a bola no ataque e não envolver os companheiros de equipe nas jogadas. Após a saída de Johnson, primariamente provocada pelas constantes críticas de Deron, e a entrada do interino P.J. Carlesimo, o sistema ofensivo se organizou um pouco, mas ainda não é um dos mais eficientes da liga. A média é de 95,5 pontos por jogo, a 19° melhor marca da atual temporada.

Publicidade

Com constantes lesões no tornozelo, Deron Williams não está em boa fase. A média de 16,8 pontos por jogo é a terceira pior da carreira de oito anos do atleta de 28 anos. Em assistências, ele está tendo a segunda pior média da carreira, 7,6 por partida. Entre os anos de 2007 a 2011, Deron teve médias de double-double. Ano passado, o camisa número 8 do time de Brooklyn assinou um contrato de cinco temporadas, 98 milhões de dólares.

Destaque para a boa fase de Brook Lopez, que recentemente participou de seu primeiro All-Star Game da carreira. O pivô de 24 anos está anotando 19 pontos por jogo, melhor marca entre os pivôs em 2012-2013. Nos rebotes, fundamento importante para sua posição, Lopez pega 7,4 por partida. Ele deve aperfeiçoar esse setor no seu jogo.

Publicidade

Nas assistências, o Nets está em 27°. O baixo número se justifica pela desorganização do time em quadra. Muitas vezes, Deron joga como um scorer em vez de armar o ataque e achar os companheiros de time livre para o arremesso.

O problema do ataque está na lentidão. Na atual temporada, o time de Brooklyn é o último em posses de bola por jogo, média de 90,5. A falta de transição ofensiva é algo notável, o time não consegue cestas rápidas.

Publicidade

Uma das maiores aquisições da franquia na última temporada foi Joe Johnson, de 31 amos. O ala-armador está tendo uma campanha regular em 2012-2013, com média de 17,1 pontos por partida. Mas, o ex-Hawks está sendo sobrecarregado, são 38 minutos de média por jogo. O treinador P.J. Carlesimo precisa utilizar mais o ala-armador MarShon Brooks, reserva de Joe Johnson. O segundo anista não tem muitas oportunidades, sua participação mais efetiva na equipe poderia poupar Johnson de tantos minutos em quadra.

Na defesa, Brooklyn tem a 5° melhor em pontos sofridos, 95 por jogo, uma boa marca. Em contrapartida, nas estatísticas avançadas, no quesito que avalia o número de pontos sofridos em 100 posses de bola, o Nets tem a 19° melhor defesa nesta estatística. Vai ser difícil o time de Brooklyn ter uma melhora significativa nesta estatística, já que mais de 60% da temporada regular foi completada.

Publicidade

Se analisarmos as últimas seis temporadas, todos os times campeões (Heat, Lakers [duas vezes], Celtics, Spurs e Mavs) tiveram pelo menos uma das dez melhores defesas nas estatísticas avançadas.

As expectativas estão sendo cumpridas, e o time não é um candidato para a disputa do título. O elenco ainda precisa se entrosar e Deron Williams precisa estar 100% fisicamente. A melhora da equipe vai depender da aquisição de bons arremessadores e da contratação de um treinador com mentalidade vencedora que organize o ataque e estabeleça uma filosofia de jogo.

Publicidade

O salto do Nets em relação aos últimos anos é gigantesco. É uma franquia em reconstrução. A temporada 2012-2013 marca um recomeço para os torcedores, jogadores, dirigentes e mídia local. Começo de uma era de conquistas? Ainda é muito cedo para dizer, mas espera-se um time cada vez mais competitivo ao longo da década.

Últimas Notícias

Comentários