“A caminho do Draft 2014” é um post mensal que traz uma visão ampla sobre o recrutamento mais aguardado dos últimos anos. Trata-se de uma revista eletrônica composta por notícias, artigos, matérias especiais, perfis, análises, podcasts e rankings que conta com a produção de Gustavo Lima, Ricardo Stabolito e Zeca Oliveira (go-to guy Brasil). Este é o início de uma cobertura que só vai terminar em junho do ano que vem, com o nosso tradicional programa especial no dia do draft. Tudo começa aqui. Mensalmente, no Jumper Brasil.
—
Atuações de Wiggins e Parker impressionam Durant: “Você estará bem com ambos”
Por Ricardo Stabolito Jr.
Há sete anos, Kevin Durant iniciava sua única temporada no basquete universitário lidando com a pressão de ser considerado o segundo melhor prospecto do país. Embora não tenha conquistado títulos para a Universidade do Texas, o ala terminou o ano com inquestionável sucesso: venceu o prêmio de melhor jogador da temporada (primeiro novato da história a fazê-lo) e acabou selecionado na segunda posição do draft de 2007 – atrás apenas do pivô Greg Oden. E o resto é a história que todos já conhecemos.
Nos últimos dias, o astro do Oklahoma City Thunder acompanhou o início da trajetória de outros jovens que tentarão repetir sua história. Ele assistiu ao confronto entre Duke e Kansas, pelo Champions Classic, e terminou a partida como mais um dos inúmeros fãs de dois garotos que os torcedores da NBA já aguardam com ansiedade: Andrew Wiggins e Jabari Parker.
“Wiggins ainda tem muito a desenvolver em seu jogo, mas o potencial é alto. Suas habilidades naturais estão em outro nível. Ele é realmente atlético. Pode ser um all star, entrar no Hall da Fama, sem dúvidas. Ele é tão bom assim”, elogiou Durant, aumentando – mesmo que sem querer – as expectativas em torno da provável primeira escolha do próximo draft.
Em Parker, o craque parece ver um prospecto mais próximo do que ele mesmo foi durante a temporada 2006-07. “Parker é espetacular. Ele é tão técnico. Eu simplesmente adoro o seu jogo. Acho que é o melhor jogador do país. Tem todos os recursos necessários para atuar na NBA agora”, exaltou, apontando-o como atleta mais maduro da classe colegial de 2013.
Então, se ambos são tão bons, quem seria a primeira escolha do draft do ano que vem na opinião do GM Kevin Durant? “Jabari e Andrew são algo como a primeira escolha A e B. Eles vão jogar muito bem no basquete universitário e levarão seus times ao Final Four. É como se você pudesse fechar os olhos e pegar qualquer um dos dois. Você estará bem com ambos”, afirmou, ficando em cima do muro.
Durant está perdoado, mas só porque muita gente também está em cima do muro neste momento.
Draft de 2014 chega para apagar “fiasco” deste ano
Por Gustavo Lima
Muito se fala sobre o próximo recrutamento. Até eu já fiz um artigo sobre o draft de 2014, que tem tudo para ser o melhor dos últimos dez anos. Mas alguém aí ainda lembra quais foram as escolhas de loteria do recrutamento deste ano?
1. Anthony Bennett (ala-pivô, Cleveland Cavaliers)
2. Victor Oladipo (ala-armador, Orlando Magic)
3. Otto Porter Jr. (ala, Washington Wizards)
4. Cody Zeller (ala-pivô, Charlotte Bobcats)
5. Alex Len (pivô, Phoenix Suns)
6. Nerlens Noel (pivô, Philadelphia 76ers)
7. Ben McLemore (ala-armador, Sacramento Kings)
8. Kentavious Caldwell-Pope (ala-armador, Detroit Pistons)
9. Trey Burke (armador, Utah Jazz)
10. C.J. McCollum (armador, Portland Trail Blazers)
11. Michael Carter-Williams (armador, Philadelphia 76ers)
12. Steven Adams (pivô, Oklahoma City Thunder)
13. Kelly Olynyk (pivô, Boston Celtics)
14. Shabazz Muhammad (ala-armador, Minnesota Timberwolves)
Analisando os selecionados, você percebe que apenas dois jogadores vêm obtendo algum destaque neste início de temporada: Carter-Williams e Oladipo. Desde já, são os favoritos ao prêmio de melhor novato do ano. O primeiro assombrou a liga logo em sua estreia, quando foi um dos responsáveis pela surpreendente vitória do Sixers sobre o bicampeão Miami Heat. Já o segundo é peça importante no Magic: começou a campanha no banco, mas logo assumiu a titularidade da posição dois e contribui nos dois lados da quadra.
Bennett, a surpreendente primeira escolha, não poderia ter estreado pior e vem enfrentando muitas dificuldades: erra quase todos os arremessos que tenta (aproveitamento de apenas 21%) e fica pouco tempo em quadra devido à baixa produtividade.
A legião dos contundidos é grande. Porter Jr., Noel e McCollum ainda nem estrearam por causa de diversas contusões e, obviamente, não serão avaliados. Burke estreou há poucos dias e, neste início de carreira, vem arremessando mal (33.3%). Len atuou em apenas quatro partidas, prejudicado por uma lesão duradoura no tornozelo. Olynyk era titular do combalido Celtics antes de lesionar o tornozelo, mas já mostrou que seu forte mesmo é o ataque e, na defesa, revela-se quase nulo.
Caldwell-Pope e McLemore vêm sendo titulares em suas respectivas equipes, mas sem brilho até o momento. Assim como alguns dos novatos citados acima, eles não têm arremessado bem. O jogador do Pistons enfrenta concorrência feroz por tempo de quadra e deve ir para o banco com a recuperação de Chauncey Billups. Já McLemore, ao que parece, não perderá a condição de titular tão cedo.
Zeller e Adams são reservas, mas sempre entram em quadra. Ambos atuam cerca de 20 minutos por noite. O primeiro tem a concorrência de Al Jefferson, Bismack Biyombo e Josh McRoberts na rotação de garrafão do Bobcats. O segundo conseguiu um duplo-duplo na terceira partida como profissional e parece ser o substituto que o Thunder tanto procura para Kendrick Perkins.
O que o Jumper Brasil afirmou ao longo do processo que antecedeu o último draft está se confirmando na prática: a classe de 2013 não é das mais talentosas. Com tudo que venho acompanhando neste primeiro mês, dá para concluir que apenas Carter-Williams e Oladipo seriam escolhas de loteria no draft de 2014 – e nenhum deles estaria no TOP 5. No ano que vem, isso vai mudar drasticamente.
PODCAST #1 – A caminho do Draft 2014
Na primeira edição do podcast para o segmento de draft do Jumper Brasil, Ricardo Stabolito conversa com Zeca Oliveira sobre o desempenho de vários dos prospectos que entraram em quadra no Champions Classic:
JUMPER BRASIL DISCUTE REDUX – “Big Three”
1. Verdadeiro ou falso: Andrew Wiggins, Julius Randle e Jabari Parker estão em alta após as primeiras semanas de temporada no basquete universitário.
Gustavo Lima: Verdadeiro. Randle e Parker estão atendendo às expectativas que todos tinham antes da temporada. Wiggins possui a maior hype do trio e, apesar de não ter atuações no nível dos outros dois, já mostrou ser um jogador especial. Os olheiros dos times da NBA já podem comemorar: o próximo draft será mesmo muito especial.
Ricardo Stabolito Jr.: Verdadeiro. Randle e Parker dispensam comentários. Wiggins pode não ter tido atuações (ainda) ao nível dos dois concorrentes, mas também vem jogando bem e mostrando o que se espera. Cada um ao seu modo está justificando as altas esperanças.
Zeca Oliveira: Verdadeiro. Acompanho o basquete universitário há algum tempo e não me lembro de um ano com tantos calouros tão dominantes quanto esse “Big Three” vem sendo neste início. Eles, com certeza, são especiais.
2. Quem é o prospecto que mais ameaça “ultrapassar” Wiggins, Randle e/ou Parker e ser uma das três primeiras escolhas do próximo recrutamento?
Gustavo Lima: Marcus Smart. O armador de Oklahoma State está no segundo ano de NCAA e atuando em alto nível. Ele joga com intensidade constante, possui ótima visão de quadra e um notável espírito de liderança. Além disso, utiliza sua força física para se impor nos dois lados da quadra. Enfim, Smart faz de tudo um pouco e promete ter uma carreira sólida na NBA.
Ricardo Stabolito Jr.: Marcus Smart. A resposta natural seria Dante Exum, mas, “escondido” na Austrália, ele não vai ultrapassá-los. Smart, por outro lado, iniciou a temporada a todo o vapor e lidera um dos times mais talentosos do país (Oklahoma State). Caso chegue ao Final Four, por exemplo, ele terá um forte argumento para estar entre os três melhores.
Zeca Oliveira: Marcus Smart. Vem fazendo um belo começo de temporada e, se algum time ali da frente estiver precisando de um upgrade urgente na armação, pode muito bem pensar nele antes de um dos três.
3. Hoje, se você tivesse a primeira escolha do draft de 2014, quem seria o escolhido?
Gustavo Lima: Jabari Parker. O ala de Duke é o jogador que mais me impressiona neste início de temporada (seguido de perto por Randle). Ele pontua de tudo quando é jeito, tem alto QI de basquete para alguém de sua idade e pode atuar em até três posições. Já mostrou que tem tudo para ser uma estrela na NBA.
Ricardo Stabolito Jr.: Andrew Wiggins. Meu jogador favorito é Jabari Parker, mas Wiggins é o melhor prospecto e qualquer um que deixe passá-lo com a primeira escolha precisa ter fortes convicções para fazê-lo. Eu prefiro ver mais.
Zeca Oliveira: Andrew Wiggins. Por enquanto, eu ainda fico com o ala. Mas já vejo a distância dele para os outros dois diminuindo em relação ao que era antes da temporada começar.
[polldaddy poll=7604893]
MOCK DRAFT JUMPER BRASIL 1.0
Ainda é cedo para uma previsão de quem serão as primeiras escolhas do draft de 2014? Muito. Não temos as ordens de escolha, os jogadores só fizeram algumas partidas e não sabemos quais nomes estarão em evidência na reta final da temporada universitária. Mas por que não fazer? Aqui está uma lista, que será atualizada mensalmente, de quem seriam as dez primeiras escolhas do recrutamento para cada um de nossos analistas:
Pos. |
Ricardo Stabolito Jr. |
Gustavo Lima |
Zeca Oliveira |
1 Publicidade
|
Andrew Wiggins |
Jabari Parker |
Andrew Wiggins |
2 |
Jabari Parker Publicidade
|
Andrew Wiggins |
Julius Randle |
3 |
Julius Randle |
Julius Randle Publicidade
|
Jabari Parker |
4 |
Marcus Smart |
Marcus Smart |
Marcus Smart Publicidade
|
5 |
Dante Exum |
Dante Exum |
Dante Exum |
6 Publicidade
|
Aaron Gordon |
Joel Embiid |
Joel Embiid |
7 |
Gary Harris Publicidade
|
Aaron Gordon |
Aaron Gordon |
8 |
Joel Embiid |
James Young Publicidade
|
Gary Harris |
9 |
Noah Vonleh |
Gary Harris |
Montrezl Harrell Publicidade
|
10 |
Dario Saric |
Dario Saric |
Rodney Hood |
TANK RANK
Todo draft atrai o interesse dos times da NBA. De uns mais, de outros menos. Mas, em alguma escala, de todos. E há equipes que entram na temporada já olhando lá para frente. Você tem o “Power Ranking” para definir quem são os melhores e o “Tank Rank” para ver quem joga (mal) 2013 pensando no que pode conseguir em 2014. Aqui estão as cinco equipes mais bem cotadas no momento por nossos analistas para ficar com a primeira escolha do próximo recrutamento.
Pos. |
Ricardo Stabolito Jr. |
Gustavo Lima |
Zeca Oliveira |
1 Publicidade
|
Utah Jazz |
Utah Jazz |
Utah Jazz |
2 |
Milwaukee Bucks Publicidade
|
Milwaukee Bucks |
Milwaukee Bucks |
3 |
Philadelphia 76ers |
Cleveland Cavaliers Publicidade
|
Sacramento Kings |
4 |
Sacramento Kings |
Philadelphia 76ers |
Philadelphia 76ers Publicidade
|
5 |
Cleveland Cavaliers |
Sacramento Kings |
Brooklyn Nets |