A bestialidade não tem vez no Jumper

Peço licença a vocês, caros leitores, para falar de um tema que não é ligado ao basquete, mas que vem me intrigando já há algum tempo. Não existe coisa mais depressiva do que ler a parte de comentários nos blogs, sites e portais de notícia. Concordam comigo? Aqui, no Jumper, a situação não é diferente. […]

Fonte:

Peço licença a vocês, caros leitores, para falar de um tema que não é ligado ao basquete, mas que vem me intrigando já há algum tempo. Não existe coisa mais depressiva do que ler a parte de comentários nos blogs, sites e portais de notícia. Concordam comigo? Aqui, no Jumper, a situação não é diferente. Infelizmente.

A bestialidade despejada por algumas pessoas sem educação não me assusta porque ela é um triste retrato da nossa sociedade. Os trolls (pessoas que querem sistematicamente desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas) estão tomando conta da internet. São covardes, seres desprezíveis que se acham valentões atrás de um teclado, que querem um pouquinho de atenção, que apresentam um déficit de inteligência e alguma característica mal-resolvida de personalidade.

Ficou banalizado ir na parte de comentários de um site e começar a ofender quem quer que seja. O assunto pode ser Esporte, Política, Economia, Celebridades, Tecnologia, etc. Basta olhar os comentários em um portal noticioso para começar a perder a fé na humanidade (tem gente que já perdeu). E ao que parece, esses portais não têm nenhuma moderação. Lá, não é imposto um limite ao “amigo internauta” que se acha no direito de “causar”. Favor não confundir liberdade de expressão com libertinagem de expressão.

Publicidade

Já abordei esse assunto com algumas pessoas e a “solução” apontada foi a seguinte: não seria melhor cortar o mal pela raiz e acabar com a parte de comentários? Mas aí me lembrei que, apesar dos boçais da internet, ainda há pessoas educadas que fazem o trabalho de informar valer a pena. Felizmente, a maioria dos leitores do Jumper quer debater os assuntos relacionados à NBA, ao basquete em geral, de forma educada. São pessoas que dão um feedback primordial ao site. De que adianta publicar um texto e não saber o que o leitor está pensando? Em vários posts publicados aqui, tivemos discussões muito proveitosas. Leitores que gostam do esporte, que elevam o nível dos debates, que querem aprender, que querem compartilhar conhecimento.

No Jumper, a moderação teve que intervir duramente no fim do ano passado por conta de alguns (poucos) internautas que insistiam em aparecer aqui só para insultar os redatores do site e outros leitores. Houve até ameaça de morte (isso mesmo!) contra este que vos escreve. Alguns de nossos leitores mais sérios, que se sentiram constrangidos e incomodados com os trolls (com razão), cogitaram até deixar de visitar o Jumper. Felizmente, o pior foi evitado. A nossa audiência qualificada permanece intacta.

Publicidade

Apesar dos idiotas que costumam dar o ar da graça de vez em quando, o Jumper vai manter o compromisso de defender sempre o debate democrático no mais alto nível e respeitando as opiniões diversas. A moderação está mais atenta do que nunca. Os trolls não têm e nunca terão vez aqui. Falo isso amparado pelo restante da equipe do site, que há cinco anos tenta produzir o melhor conteúdo de NBA em português. E claro, conto com o apoio de todos vocês, leitores, que engrandecem o Jumper. Ah, na semana que vem prometo escrever novamente sobre NBA.

Últimas Notícias

Comentários