https://www.youtube.com/watch?v=7_Xl61KBWb8
O ala-pivô Ben Simmons revelou à ESPN americana que vai contratar um agente e que deixará a Universidade de Louisiana State (LSU), após apenas uma temporada, para se inscrever no draft da NBA.
Simmons, de 19 anos, é considerado um dos favoritos para ser a primeira escolha geral do recrutamento deste ano. Em 33 jogos disputados no basquete universitário norte-americano, o jogador australiano deixou ótima impressão e angariou médias de 19.6 pontos, 11.9 rebotes, 5.0 assistências e 2.0 roubadas de bola, além de um aproveitamento de 56.1% nos arremessos de quadra. Mesmo com as boas atuações de Simmons, o time de LSU não conseguiu se classificar para o Torneio da NCAA.
Se no início da temporada, muitos analistas cravavam o ala-pivô como o primeiro a ser selecionado no draft, agora o cenário está um pouco diferente. O australiano enfrenta a concorrência do ala Brandon Ingram, que pode ser escolhido à sua frente caso continue atuando bem e seu time (Duke) chegue longe no March Madness.
Simmons mostrou, em apenas uma temporada no basquete universitário, que tem todas as ferramentas para ser uma estrela da NBA nos próximos anos. Muitos scouts, inclusive, afirmam que ele é o melhor prospecto desde LeBron James.
Antes de chegar à NCAA, Simmons liderou a Montverde Academy, escola preparatória localizada na Flórida, a conquistar três títulos seguidos no basquete colegial. No seu último ano, ele alcançou médias de 28.0 pontos, 11.9 rebotes, 4.0 assistências, 2.6 roubadas e um aproveitamento de 70.7% nos arremessos. Por tudo isso, Simmons foi escolhido o jogador colegial do ano e o prospecto número 1 da temporada 2015/16 da NCAA.