Prospecto do Draft 2016 – Tyler Ulis

Ex-armador de Kentucky deverá ser uma escolha de primeira rodada no recrutamento deste ano

Fonte: Ex-armador de Kentucky deverá ser uma escolha de primeira rodada no recrutamento deste ano

Tyler Ulis

Idade: 20 anos
País: Estados Unidos
Universidade: Kentucky
Experiência: Sophomore
Posição: armador
Altura: 5’9’’ (1.75m)

Médias na temporada 2015-16: 16.6 pontos, 3.3 rebotes, 7.4 assistências, 1.4 roubo de bola, 0.1 toco, 1.9 erros de ataque, 42.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 31.2% de aproveitamento nas bolas de três pontos, 85.0% de conversão nos lances livres, 36.8 minutos em quadra

Publicidade

Pontos fortes: Em seu segundo ano atuando por Kentucky, Ulis teve um grande desempenho, tanto que foi escolhido para o quinteto ideal da temporada. Ágil, dotado de excelente visão de quadra, alto QI de basquete, ótimo controle de bola e um dos defensores mais ‘enjoados’ do basquete universitário, o armador mostrou que é capaz de compensar a baixa estatura com inúmeros atributos. O primeiro aspecto que chama a atenção foi sua elevada taxa de assistências (7.4) por turnovers (1.9), o que evidencia que ele cuida muito bem da bola. Outro fator a ser destacado foi a sua maturidade em quadra. Ele atuou como um verdadeiro líder, um veterano, apesar de ser apenas um sophomore. Além de ser um playmaker (efetivo no pick and roll), Ulis se destacou também na pontuação, principalmente com as infiltrações no garrafão adversário (explosão e capacidade de mudar de velocidade saltam aos olhos). Apesar de não ter tido um bom aproveitamento nas bolas de três pontos na última temporada, o armador pode evoluir nesse quesito e se tornar um chutador confiável de longa distância (basta observar seu aproveitamento em lances livres). Além disso, o baixinho é um dos melhores defensores da posição entre os prospectos deste ano. Ulis utiliza de forma eficaz sua agilidade e energia para nunca desistir do adversário (sólido defensor no um contra um). Ele compensa a falta de tamanho com leitura de jogo avançada e velocidade para antecipar linhas de passe. Ulis tem potencial para estabelecer uma carreira sólida na NBA. Se Isaiah Thomas e Nate Robinson conseguiram, ele também pode.

Pontos fracos: obviamente, a baixa estatura é um aspecto que pode prejudicá-lo no nível profissional. Baixinho e sem força física, Ulis pode ser presa fácil para seus marcadores na NBA. Por causa do tamanho, ele também pode encontrar dificuldades para contestar os chutes de armadores mais altos. Além disso, Ulis precisa ser mais consistente nos arremessos, especialmente os de longa distância, e selecionar melhor os chutes.

Publicidade

Comparações: Isaiah Thomas (Boston Celtics) com defesa e Ty Lawson (Indiana Pacers)

Projeção: selecionado entre as escolhas 14 e 25

Confira alguns lances de Tyler Ulis

https://www.youtube.com/watch?v=wPLldikg7tg

Legenda
– Sophomore (segundo ano universitário)

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários