Todas às segundas-feiras, Jumper Brasil dedica uma coluna especificamente aos jogadores brasileiros na NBA. Nosso articulista Gabriel Farias vai trazer as estatísticas da semana, analisar desempenhos e ranquear os jogadores ao longo da temporada. Este é o nosso ponto de encontro para discutir os nove representantes do país na maior liga de basquete do planeta.
Enriqueçam a discussão e deixem suas sugestões nos comentários para que possamos melhorar cada vez mais esse novo espaço do site. Então, segue nosso quinto #BrazilianWeek:
#1 Marcelinho Huertas (Armador, Los Angeles Lakers)
https://www.youtube.com/watch?v=0CAfkYZg4r8
Médias na semana: Nove pontos, 4.3 rebotes, quatro assistências e 50% de aproveitamento em 26 minutos.
Médias na temporada: 3.8 pontos, 1.6 rebotes, 2.9 assistências e 43% de aproveitamento em 14 minutos.
Após encerrar a última semana com um show contra Stephen Curry e o Golden State Warriors, Marcelinho Huertas não conseguiu replicar a atuação que flertou com um duplo-duplo, mas manteve sua alta média de minutos graças ao bom índice de assistências e rebotes. Durante essa semana, o armador brasileiro alcançou a melhor partida em pontos (13 contra o Cleveland Cavaliers) e em rebotes (seis contra o Orlando Magic).
#2 Nenê Hilário (Ala-pivô, Washington Wizards)
Médias na semana: Nove pontos, três rebotes, 2.3 assistências, 2.3 roubos de bola e 41% de aproveitamento em 21 minutos.
Médias na temporada: 8.5 pontos, 4.3 rebotes, 1.6 assistências, um roubo de bola e 52% de aproveitamento em 19 minutos.
Apesar da baixa em pontos e rebotes nas últimas três partidas do Washington Wizards, Nenê Hilário aproveitou a recente má fase do pivô Marcin Gortat para aumentar seus minutos em quadra. Na partida contra o Denver Nuggets, o brasileiro atuou por 25 minutos, quarta maior marca na temporada. A experiência de Nenê será fundamental para a corrida do Wizards por uma vaga na pós-temporada.
#3 Leandro Barbosa (Ala-armador, Golden State Warriors)
Médias na semana: 6.5 pontos, 1.3 rebotes, 1.5 assistências e 66% de aproveitamento em17 minutos.
Médias na temporada: 6.4 pontos, 1.5 rebotes, 1.3 assistências e 46% de aproveitamento em 15 minutos.
Leandrinho recebeu mais minutos com a ausência do ala Andre Igoudala e conseguiu aproveitar as oportunidades. Nas duas primeiras partidas da semana (Orlando Magic e Utah Jazz), o ala-armador marcou 22 pontos em 14 arremessos, liderando o banco de reservas ao lado de Marresee Speights em ambos os confrontos.
#4 Raul Neto (Armador, Utah Jazz)
Médias na semana: 6.8 pontos, um rebote, 1.5 assistências e 47% de aproveitamento em14 minutos.
Médias na temporada: 6.1 pontos, 1.4 rebotes, 2.3 assistências e 42% de aproveitamento em 19 minutos.
O armador Raul Neto continua oscilando boas e más atuações desde que perdeu a titularidade para o ala-armador Shelvin Mack. Nesta semana, o brasileiro teve destaque na vitória contra o Washington Wizards, quando marcou 12 pontos e acertou todos os arremessos que tentou.
#5 Anderson Varejão (Pivô, Golden State Warriors)
Médias na semana: 3.5 pontos, 3.3 rebotes e 46% de aproveitamento em nove minutos.
Médias na temporada: 2.7 pontos, 2.9 rebotes, 0.7 assistências e 43% de aproveitamento em dez minutos.
Anderson Varejão está cada vez mais adaptado ao Golden State Warriors. Nesta semana, o brasileiro superou a marca dos dez minutos em duas das quatro partidas da equipe, alcançando sua melhor marca em pontos (nove contra o Utah Jazz) e em rebotes (seis contra o Portland Trail Blazers) desde que chegou a Oakland.
#6 Cristiano Felício (Ala-pivô, Chicago Bulls)
Médias na semana: Um ponto, três rebotes e 0% de aproveitamento em quatro minutos.
Médias na temporada: 1.1 pontos, 1.5 rebotes, 0.7 assistências e 46% de aproveitamento em cinco minutos.
Cristiano Felício atuou em apenas uma das três partidas do Chicago Bulls nessa semana. O técnico Fred Hoiberg não planeja utilizar o brasileiro, mas o vexame no último quarto contra o Miami Heat permitiu a Felício quatro minutos no garbage time. A franquia de Chicago já anunciou a ausência de Pau Gasol para os próximos dois jogos e o brasileiro pode ganhar mais oportunidades.
#7 Lucas Nogueira (Pivô, Toronto Raptors)
Médias na semana: Dois pontos, quatro rebotes e 100% de aproveitamento em quatro minutos.
Médias na temporada: 2.3 pontos, 1.5 rebotes, 0.4 roubos de bola e 67% de aproveitamento em sete minutos.
Na semana passada, o brasileiro Lucas “Bebê” só atuou no famoso garbage time, mas com as três vitórias apertadas do Toronto Raptors na semana, o pivô não saiu do banco de reservas da equipe canadense. Lucas ainda atuou em uma partida do Raptors 905, da D-League, com oito pontos, dois rebotes e uma assistência em 16 minutos.
#8 Bruno Caboclo (Ala, Toronto Raptors)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: Zero pontos, 0.3 rebotes e 0.3 roubos de bola em um minuto.
O ala Bruno Caboclo teve mais uma forte semana na D-League. Em duas partidas com o Raptors 905, o brasileiro de 20 anos alcançou médias de 13.5 pontos, 5.5 rebotes, duas assistências, um roubo de bola, 2.5 tocos e 35% de aproveitamento em 36 minutos.
#9 Tiago Splitter (Ala-pivô, Atlanta Hawks)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 5.6 pontos, 3.3 rebotes, 0.8 assistências e 52% de aproveitamento nos arremessos em 16 minutos.
O ala-pivô Tiago Splitter continua em recuperação após operar o quadril em fevereiro. O brasileiro não atuará mais na temporada 2015-16 da NBA e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.