O árbitro Joey Crawford anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria da NBA após 39 temporadas na NBA. Crawford havia anunciado que a temporada 2015-16 seria sua última em janeiro, mas o veterano esperava se recuperar de uma cirurgia no joelho direito e atuar durante a pós-temporada.
“Eu tive sorte de ter sofrido apenas alguns estiramentos na panturrilha nas primeiras 35 temporadas. Mas os últimos dois anos me quebraram. A única coisa que poderia fazer é seguir em frente”, disse Crawford em entrevista ao site oficial da liga. “Eu tentei me recuperar de todas as formas após a cirurgia, mas percebi que não ia dar certo”.
Crawford entrou na NBA em 1977, quando tinha apenas 26 anos de idade. Desde então, foram 2.561 jogos de temporada regular, marca inferior apenas a de Dick Bavetta (2.635). Em termos de playoffs, Crawford lidera com 374 partidas no geral e 50 jogos de finais. Para alcançar esses números, Crawford adiou a cirurgia no joelho direito por seis meses e conseguiu apitar na série final entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers.
O árbitro de 64 anos se envolveu em diversas polêmicas durante a carreira, a maior delas aconteceu quando expulsou o ala-pivô Tim Duncan de uma partida em 2007. Na ocasião, Duncan recebeu duas faltas técnicas enquanto estava no banco de reservas. Crawford foi suspenso pelo então comissário David Stern da pós-temporada naquele ano, e admite ter errado na forma que conduziu a situação.
“Eu era muito arrogante”, admitiu o árbitro. “As pessoas precisaram falar constantemente para eu reavaliar minha personalidade. Aquele incidente com Tim Duncan foi totalmente minha culpa. Eu fui muito melhor nos meus últimos 10 anos”.
Apesar das polêmicas e de seu jeito “enérgico” de assinalar certas infrações, Crawford se aposenta da liga como um dos melhores árbitros da história da liga.
“As pessoas podem falar o que for do Joey, mas ele é o melhor para os grandes jogos porque ele nunca se intimidou. Ele marcava com consistência e não se assustava ao assinalar para o time visitante”, afirmou o técnico Doc Rivers, do Los Angeles Clippers.
Desde sua cirurgia, Crawford começou a frequentar a central de replay em Nova Iorque e já está escalado para ajudar durante a pós-temporada.