Os arremessos de três pontos estão tomando conta das ações ofensivas na NBA e o dono do Dallas Mavericks, Mark Cuban, não parece muito feliz com a situação. O proprietário da equipe tem uma sugestão simples para fazer com que os chutes de média distância voltem a ser vistos com mais frequência na liga: aumentar a distância da linha de três pontos da liga, que, hoje, é de 6.75m.
“Isso é algo que valeria a pena ser estudado, já que os atletas estão arremessando com um pé atrás da linha mesmo”, justificou Cuban. “Eu não acho que o número de arremessos diminuiria, mas nós recompensaríamos a habilidade de abrirem espaços em quadra. Os jogadores ainda chutariam para três, mas teríamos mais jogadas e chutes de média distância. Existiria mais diversidade ofensiva”.
Os arremessos de média distância estão se tornando cada vez mais raros na atual NBA, enquanto os atletas estão tentando tiros de longa distância a níveis nunca vistos. A maior marca de chutes de três pontos em uma única temporada foi de 55.137 e, de acordo com o site ESPN Stats & Info, as projeções são que a atual campanha termine com 58.477 arremessos tentados.