O ex-pivô Ben Wallace terá sua camisa aposentada pelo Detroit Pistons neste sábado, quando a equipe da casa recebe o Golden State Warriors. E, entre os atuais campeões, há um nativo de Michigan que cresceu como fã incondicional do especialista defensivo: Draymond Green. Honrado por poder estar presente na homenagem ao seu ídolo e inspiração, o ala-pivô escreveu uma carta aberta para exaltar a influência de “Big Ben” em seu sonho de jogar na NBA.
“Quando criança, eu me perguntava como um jogador considerado tão baixo para sua posição podia fazer o que ele fazia. A verdade é que Ben era um trabalhador incansável. Não só trabalhava muito duro, mas tinha o coração de um leão. Hoje, as mesmas perguntas que fazia são feitas sobre mim. Como Ben, eu recuso-me a ser superado por alguém por trabalhar menos e acho que jogo com o coração de um leão”, afirmou Green, que, hoje, é um dos amigos do ex-pivô.
Os registros da NBA indicam que Wallace atuava na posição cinco com 2.06m de altura – uma medida que o próprio sempre definiu como bastante “generosa” –, enquanto a maioria de seus concorrentes tinha mais de 2.11m. A baixa estatura sempre foi compensada por vontade, esforço e fundamentos na marcação, que levaram-no a ser considerado o melhor defensor de garrafão da liga na primeira metade da última década. Uma trajetória acompanhada de perto por Green.
“Hoje, eu penso por que a vida levou Ben para Detroit, onde eu pude vê-lo jogar. Só consigo imaginar que Deus o colocou lá para que um garoto – também baixo e com sua mesma determinação –, tivesse a chance de acompanhá-lo com o sonho de atuar na NBA. Obrigado por mostrar-me que era possível chegar até aqui e só espero que um garoto também me assista com as mesmas dúvidas que eu tinha. Sinto que agradecer é a coisa certa a fazer nesse momento”, encerrou o titular do Warriors.
Wallace vai se tornar o eterno camisa #3 do Pistons depois de nove temporadas de serviços prestados à franquia. O ex-jogador de 41 anos, que não foi escolhido no draft de 1996, acabou a carreira convocado para quatro Jogo das Estrelas, com quatro prêmios de melhor defensor da liga e o título da NBA de 2004. Até hoje, “Big Ben” é o atleta que mais deu tocos na história do time (2.001). Em 665 partidas pela equipe, ele registra médias de 6.6 pontos, 11.1 rebotes e 2.3 bloqueios.