Mike D’Antoni voltou à NBA após quase dois anos afastado da liga para assumir o cargo de principal auxiliar do Philadelphia 76ers em dezembro. No entanto, seu destino pode ser retornar a um time em que fez história na década passada. Segundo Marc Stein, da ESPN, o profissional de 64 anos seria uma das opções consideradas pela direção do Phoenix Suns para substituir Jeff Hornacek.
Atualmente, o Suns enfrenta uma crise interna e ocupa a penúltima colocação da conferência Oeste, com apenas 12 vitórias em 37 partidas nesta temporada. A derrota para o Los Angeles Lakers, no último domingo, aumentou a sequência de reveses da equipe para nove jogos. Além dos péssimos resultados, Hornacek ainda tem problemas de relacionamento com parte do elenco e seu contrato só é garantido até o fim desta temporada.
D’Antoni, embora em baixa, é uma sombra enorme no Arizona. O técnico conduziu o Suns a quatro participações nos playoffs e dois vice-campeonatos da conferência Oeste entre 2003 e 2008, somando 279 vitórias em campanhas regulares e pós-temporadas. Ele acumulou 65% de aproveitamento no comando do time de Phoenix, além de ter sido eleito o melhor técnico da liga em 2005.