Após a contratação de Jerry Colangelo como presidente de operações e conselheiro especial, o Philadelphia 76ers anunciou na última sexta-feira (11) a extensão do contrato do técnico Brett Brown por mais dois anos com a franquia. Brown foi contratado para o início da temporada 2013-14, e ainda tinha mais uma temporada garantida em seu acordo antigo.
“Brett Brown tem sido tudo o que esperávamos, tanto como treinador quanto como parte da construção do nosso planejamento”, afirmou Sam Hinkie, gerente geral do 76ers. “Sua ética de trabalho e seu desejo de melhorar a cada dia trouxeram grandes valores para a organização. Não foi difícil chegar à decisão de dizer formalmente que queremos trabalhar com Brown por muito mais tempo”.
Há três meses, Hinkie, afirmou em coletiva que não conversaria sobre uma renovação contratual com Brown durante a temporada. Porém, Brown revelou durante a apresentação de Colangelo no 76ers que as conversas para sua renovação estão avançadas, e que sua preferência era permanecer na franquia.
Com a contratação de Colangelo, o 76ers optou por iniciar o planejamento pela comissão técnica, e a renovação contratual de Brown deve ser seguida da contratação de Mike D’Antoni como treinador associado da franquia.
De acordo com as informações do jornalista Adrian Wojnarowski, a contratação de D’Antoni já é trabalho de Colangelo a frente da diretoria do 76ers, e a vontade do dirigente é contar com o treinador até o final de dezembro. Ainda segundo Wojnarowski, Colangelo também estaria repondo a perda do assistente técnico Chad Iske, que deixou o 76ers no início da temporada para trabalhar no Sacramento Kings.
Brett Brown foi assistente técnico do San Antonio Spurs por nove anos, e como muitos pupilos de Gregg Popovich, conseguiu um trabalho como técnico principal da NBA. Desde 2013, o técnico já disputou 188 partidas como treinador do Philadelphia 76ers, com 38 vitórias e 150 derrotas. Com 20% de aproveitamento, Brown figura como terceiro pior técnico em índice de vitórias da história do 76ers, que já contou com 24 treinadores desde sua fundação.