Hedo Turkoglu anuncia aposentadoria do basquete

Melhor jogador turco da história da NBA atuou por seis equipes em 15 temporadas na liga

Fonte: Melhor jogador turco da história da NBA atuou por seis equipes em 15 temporadas na liga

O ala Hidayet “Hedo” Turkoglu anunciou sua aposentadoria do basquete nesta sexta-feira, após 15 temporadas e 997 jogos na NBA.

“Sou muito grato pela oportunidade de viver o meu sonho e jogar na NBA”, disse o ex-jogador turco em pronunciamento oficial. “Vou me lembrar para sempre dos meus companheiros, treinadores e fãs que fizeram minha carreira tão incrível para mim e para toda a minha família”.

Publicidade

Revelado em 1996 pelo Anadolu Efes, da Turquia, Hedo foi a décima sexta escolha do draft 2000 pelo Sacramento Kings. Turkoglu iniciou sua trajetória na NBA no histórico time que contou com os também europeus Vlade Divac e Peja Stojakovic. Titular em 28 dos 221 jogos em três temporadas com o Kings, Turkoglu esteve presente nos playoffs em todos os anos, chegando à final da conferência Oeste em 2001-02.

Após uma temporada no San Antonio Spurs, o jogador assinou com o Orlando Magic como agente livre, e viveu sua melhor fase na NBA sob o comando do técnico Stan Van Gundy na temporada 2007-08. Ao lado de Dwight Howard e Rashard Lewis, Turkoglu atuou em todas as partidas da equipe na campanha, e venceu o prêmio de maior evolução da temporada. Em médias, o turco alcançou 19.5 pontos, 5.7 rebotes, cinco assistências e 45% de aproveitamento nos arremessos em 36.9 minutos por partida. Todos os números da temporada foram os maiores de Turkoglu na NBA.

Publicidade

Na campanha seguinte, Turkoglu teve uma leve queda em seus números, mas alcançou um feito inédito na carreira ao chegar até as finais da NBA. Na pós-temporada, o jogador se destacou na vitória por 4 a 3 sobre o Boston Celtics, então campeão da liga. Hedo também foi peça fundamental para a eliminação do Cleveland Cavaliers mesmo com uma das atuações mais fantásticas da história na NBA em uma série de playoffs, quando LeBron James teve médias de 38.5 pontos, 8.3 rebotes, oito assistências e 48% de conversão de arremessos.

Publicidade

Na série final contra o Los Angeles Lakers, Turkoglu não foi páreo para a dupla Kobe Bryant e Pau Gasol, ficando com o vice-campeonato em sua única aparição em finais.

Após a decepção, Turkoglu foi envolvido em uma troca com mais quatro franquia, e iniciou a temporada 2009-10 no Toronto Raptors. Depois de mais uma campanha em queda, o turco foi trocado para o Phoenix Suns, pelo brasileiro Leandro Barbosa. Após seis meses, Hedo retornou ao Magic, mas não repetiu o sucesso da primeira passagem.

Publicidade

Nos últimos dois anos, Hedo atuou no Los Angeles Clippers. Na franquia da Califórnia, o jogador teve média de 11 minutos por jogo, e foi titular em apenas duas das 100 partidas disputadas.

Sem contrato no início da offseason, Turkoglu afirmou que gostaria de permanecer na liga, visando principalmente à marca dos mil jogos na NBA. O Kings cogitou dar uma oportunidade para Turkoglu, mas a chance não se concretizou.

Publicidade

Na seleção turca, Hedo é o jogador com mais partidas disputadas, e participou de oito edições do Eurobasket e duas da Copa do Mundo da FIBA. Curiosamente, Turkoglu conquistou uma medalha de prata em cada competição, e ambas vieram quando a Turquia sediou o respectivo torneio. Na Copa do Mundo de 2010, Turkoglu foi o responsável pela ida da seleção turca à final, e foi reconhecido com a presença no quinteto ideal da competição.

Publicidade

Agora, Turkoglu trabalhará da Federação Turca de Basquete, e seu cargo será anunciado em coletiva na próxima segunda-feira. Segundo informações do site o Orlando Magic, Turkoglu será homenageado pela franquia da Flórida no dia 18 de dezembro, quando o time receberá o Portland Trail Blazers.

Turkoglu termina sua carreira na NBA com médias de 11.1 pontos, quatro rebotes, 2.8 assistências e aproveitamento de 42% nos arremessos de quadra. Atualmente, Hedo figura na 41ª colocação entre os jogadores com mais bolas de longa distância convertidas na carreira, com 1.246.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários