https://www.youtube.com/watch?v=Pjfy_pLmRdo
Quando o gerente geral Dennis Lindsey acertou a troca de Enes Kanter por uma escolha de primeira rodada do Oklahoma City Thunder, a decisão não parecia condizer com o discurso de equipe em busca da pós-temporada, mas os 29 jogos sem o turco no garrafão foram os melhores da equipe, talvez, desde a época de Jerry Sloan. O motivo: Rudy Gobert.
Promovido ao quinteto titular, o pivô de 2,18 de altura fechou o garrafão defensivo do Jazz ao lado de Derrick Favors, e foi o destaque da corrida final da franquia em busca dos playoffs. As 19 vitórias nas 29 partidas não foram suficientes para ultrapassar New Orleans Pelicans, mas serviram para Gobert mostrar à NBA suas qualidades.
Com 10.8 pontos, 12.5 rebotes, 2.8 tocos e 59% de aproveitamento como titular na última temporada, Gobert entra como favorito para o prêmio de defensor do ano, mas garante que a honraria individual não está acima do sucesso da equipe em 2015-16.
“Claro que seria ótimo vencer o prêmio de melhor defensor, mas meu real objetivo é chegar aos playoffs”, afirmou o francês de 23 anos ao Basketball Insiders. “Acho que um grande defensor deve fazer seu time melhor. Para vencer esse prêmio, você precisa fazer seus companheiros defensivamente melhores”.
Em uma conferência recheada de bons jogadores de garrafão e de grandes infiltradores, a presença de um protetor de aro é fundamental para a briga pelas oito primeiras colocações. Mesmo com o pior índice de posses de bola por jogo na temporada passada (90.4), Utah foi a melhor defesa, sofrendo apenas 94.9 pontos por jogo. Além de considerar os arremessos de Gobert bloqueou ou atrapalhou no garrafão, vale analisar como a presença do gigante francês muda as opções ofensivas do adversário.
“Eu gostava quando os adversários vinham até o garrafão e eu conseguia dar tocos, porque agora, eles nem entram mais”, brincou Rudy antes de se analisar entre os grandes jogadores se sua posição. “Quero estar entre os melhores pivôs da liga neste ano, e depois, espero ser um dos melhores jogadores da NBA”.
Recrutado na 27ª escolha do draft 2013, Rudy tem mais dois anos de contrato com o Jazz, no valor de US$ 3.2 milhões.