James Harden parece ainda não ter superado a perda do prêmio de MVP da última temporada. Mesmo após liderar a NBA em total de minutos atuados (2.981) e pontos (2.217), o astro do Houston Rockets foi superado por Stephen Curry (Golden State Warriors) e ficou em segundo lugar na votação pela honraria individual máxima da liga. Cinco meses se passaram, mas o ala-armador segue convicto de que deveria ter sido o eleito pelos jornalistas especializados.
“Eu sou o melhor jogador da NBA e ainda acho que fui o melhor da última temporada” afirmou o craque texano, em entrevista ao site oficial da NBA. “Não quero tirar os méritos de Stephen, mas sinto que merecia ser MVP. O prêmio deveria ser entregue ao atleta mais importante para seu time. Terminamos em segundo lugar no Oeste, mesmo com diversas lesões, e ganhamos uma divisão em que todas as equipes foram aos playoffs”.
Premiado ou não, a temporada passada foi o melhor momento da carreira de Harden e 110 dos 130 jornalistas votantes na premiação colocaram-no como um dos dois melhores jogadores da campanha. Uma das recompensas pelo grande desempenho veio longe das quadra, assinando um acordo de patrocínio de US$200 milhões com a Adidas. A atual fase mostra a evolução de sua carreira desde que saiu do Oklahoma City Thunder, em 2012.
“Eu não imaginava nada disso quando cheguei a Houston”, reconheceu o jogador de 26 anos. “Tinha objetivos, mas as coisas foram além das minhas expectativas. Se permanecesse no Thunder, é provável que estivesse em uma ótima situação: saindo do banco e cumprindo meu papel em um grande time. No entanto, eu não acho que esse contrato da Adidas ou qualquer outra oportunidade que está em minha frente agora aconteceria”.
Leia mais
Harden recebe proposta de patrocínio de US$200 milhões da Adidas
Harden: “Lawson está mais focado do que nunca”
Harden é eleito MVP da temporada em primeira premiação da NBPA
Sua chegada ao Rockets também mudou o destino da franquia: ele contribuiu o time a encerrar uma sequência de três anos longe da pós-temporada de imediato e, neste ano, conduziu os texanos de volta às finais da conferência Oeste após 18 anos. Com a edição do armador Ty Lawson e as recuperações de vários atletas importantes (Dwight Howard, Terrence Jones), Harden acredita que tem o melhor elenco da NBA ao seu lado.
“Estou ansioso para finalmente ter uma temporada inteira com todos saudáveis e ver onde isso nos levará”, contou o astro, confiante de que pode ir além em 2016. “Grande parte desse grupo nunca teve a chance de fazer um período de treinos junto, mas, ainda assim, nós conseguimos ir até as finais do Oeste. Coloco o Rockets acima de qualquer time da liga neste momento. Ninguém é melhor e estamos prontos”.
Se os jornalistas não concordam com sua opinião, Harden pôde contar com o apoio dos atletas da NBA: ele levou o prêmio de MVP da temporada na primeira edição do prêmio da Associação dos Jogadores, seguido de Curry e LeBron James. O troféu da festividade da NBPA coroou o excelente desempenho do ala-armador na campanha, quando teve médias de 27.4 pontos, 5.7 rebotes e 7.0 assistências.