https://www.youtube.com/watch?v=zDebdnDG6jA
O maior ídolo da história do Dallas Mavericks ainda não pensa em aposentadoria. Aos 37 anos, Dirk Nowitzki revelou que planeja cumprir seu atual contrato até o fim antes de cogitar deixar as quadras. Com isso, o ala-pivô está assegurado na NBA por, no mínimo, mais duas temporadas e chegará próximo de completar duas décadas atuando na liga.
“A hora de parar está chegando, mas não é como se eu pensasse em ir à praia todos os dias”, contou o craque, na entrevista coletiva de início de temporada do Mavs. “Quero encerrar meu contrato, espero que atuando em alto nível. No momento, ainda acho que posso jogar em alto nível. Trabalharei muito nas próximas semanas para ficar em minha melhor forma”.
Caso realmente finalize seu vínculo em Dallas, Nowitzki entrará no grupo de 13 jogadores que disputaram 19 temporadas na NBA – lista que inclui gênios como Kareem Abdul-Jabbar, Moses Malone e John Stockton. Ele também deve ficar entre os dez atletas com mais jogos e minutos atuados na história da liga. O astro não esconde: quer jogar até o último minuto que puder.
Leia mais
Aos 36 anos, Dirk Nowitzki não se considera um jogador completo
Mavericks tentou convencer Nash a abandonar aposentadoria
Quintetos históricos – Dallas Mavericks
“Se você conhece-me um pouco, sabe que não vou fazer igual a alguns caras que anunciam a aposentadoria uma temporada antes e fazem um verdadeiro tour de despedida”, afirmou o ala-pivô, prometendo não definir datas para o fim da carreira. “Ter que falar sobre isso por um ano inteiro é a pior coisa em que posso pensar. Quando eu parar, eu parei. É assim que vai ser”
Na offseason passada, o alemão aceitou um grande corte salarial para seguir no Mavericks em longo prazo e permitir que a franquia busque grandes reforços. As esperadas contratações de peso não vieram, mas sua relação com a equipe nunca se abalou ou abalará por isso. “Não é segredo para ninguém que Mark [Cuban, dono da franquia] tem sido incrível e cuidou de mim desde o início”, admitiu.
Nowitzki foi a grande referência da campanha do único título da história do Mavs (2011), sendo eleito MVP das finais na ocasião. Ele ainda possui 13 convocações para o Jogo das Estrelas e 12 seleções para os quintetos ideais da liga. Na última temporada, o veterano ala-pivô obteve médias de 17.3 pontos e 5.9 rebotes em 77 partidas disputadas – médias já bem abaixo dos 22.2 pontos e 7.9 rebotes que acumula no agregado da carreira.