Dikembe Mutombo terá camisa aposentada pelo Hawks

Quatro vezes eleito melhor defensor da liga, ex-pivô vai ser homenageado em Atlanta no fim de novembro

Fonte: Quatro vezes eleito melhor defensor da liga, ex-pivô vai ser homenageado em Atlanta no fim de novembro

Dikembe Mutombo será o quarto jogador da história a ter sua camisa aposentada pelo Atlanta Hawks. A franquia anunciou nesta terça-feira que o uniforme #55, usado pelo lendário ex-pivô entre 1996 e 2001, vai ser alçado ao teto da Phillips Arena em uma cerimônia especial no dia 24 de outubro. Neste dia, o time da Geórgia receberá o Boston Celtics.

“Dikembe é muito merecedor dessa homenagem. Pouquíssimos jogadores tiveram o mesmo impacto, dentro e fora de quadra, que ele teve aqui. Como atleta, homem e humanitário, trata-se de tudo com o que queremos estar associados. Será uma noite memorável”, declarou o CEO da equipe, Steve Koonin, por meio de nota oficial.

Publicidade

O dirigente realizou o anúncio da aposentadoria da camisa de surpresa, durante seu discurso em outro evento que homenageava o ex-jogador nesta terça. Sem fazer ideia da notícia que estava por vir, Mutombo não aguentou a emoção e acabou chorando no palco. “É chocante, não esperava. Não sabia que iam fazer isso. Não posso acreditar”, disse.

A cerimônia completa o ano de homenagens à carreira do ex-pivô na NBA. Em agosto, ele foi aplaudido de pé em Johanesburgo (África do Sul) ao entrar em quadra e jogar alguns minutos da primeira partida da história da liga em território africano. Além disso, eleito em abril, o astro entrará oficialmente no Hall da Fama do basquete na próxima semana.

Publicidade

O ex-atleta de 49 anos vai se unir aos lendários Bob Pettit (#9), Dominique Wilkins (#21) e Lou Hudson (#23) como atletas que receberam a mais alta honraria possível da franquia.

Mutombo ocupa a terceira posição no ranking da história do Hawks em tocos (1.094), média de rebotes por partida (12.6) e aproveitamento de arremessos de quadra (52.9%). Além disso, ele possui o recorde de quatro prêmios de melhor defensor da NBA – três conquistados em Atlanta – e foi convocado para o Jogo das Estrelas em oito oportunidades.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários