O pivô JaVale McGee é o novo reforço do Dallas Mavericks. A franquia anunciou a contratação do atleta de 27 anos na tarde desta quinta-feira, por meio de nota oficial. De acordo com Marc Stein, da ESPN, o vínculo fechado pelas partes tem duração de duas temporadas e vai pagar pouco mais de US$2 milhões em salários. O segundo ano de contrato será opção do time.
O Mavericks monitorava a situação do jogador desde a segunda semana de agência livre, após DeAndre Jordan ter desistido de assinar com a equipe. Especulava-se que dirigentes de Dallas tinham temores em relação às condições físicas do jogador, mas nenhum problema foi constatado nos exames médicos antes da assinatura do contrato.
Nos últimos dias, noticiou-se que o grande concorrente dos texanos pelos serviços de McGee era o Los Angeles Lakers. Outras franquias também mantinham contato com os empresários do agente livre, incluindo (supostamente) Toronto Raptors e Boston Celtics – que chegou a quase contratá-lo na reta final da campanha passada.
O pivô estava sem time desde março do ano passado, quando foi liberado pelo Philadelphia 76ers depois de ser adquirido em troca com o Denver Nuggets. Pelas duas equipes, ele disputou apenas 23 partidas na última temporada com médias discretas: 4.6 pontos, 2.7 rebotes e 0.9 toco em pouco mais de 11 minutos de ação por noite.
Veterano de sete temporadas, McGee possui 382 partidas disputadas em uma carreira profissional que começou no Washington Wizards. O atleta, filho de jogadores de basquete com passagens pelas ligas profissionais dos EUA, registra 8.4 pontos, 5.5 rebotes e 1.8 tocos em quase 20 minutos de atuação na NBA.