Incômodo. Essa foi a palavra escolhida por Phil Jackson para definir o italiano Andrea Bargnani enquanto jogador do New York Knicks na temporada 2014-15. Durante a mesma entrevista especial onde rasgou elogios para Carmelo Anthony, Phil Jackson falou sobre todos os jogadores de seu elenco, e Bargnani foi o mais criticado pelo presidente.
“Bargnani foi e ainda é um grande incômodo. Quando ele esteve machucado, se recusou a fazer atividades sem contato físico como imitar nosso sistema ofensivo no treinamento. Ele pareceu fingir dores, e isso teve um efeito ruim no time e na forma com que os torcedores do Knicks reagiram com ele”, disse Jackson para o especial de sete matérias do autor Charley Rosen.
Após iniciou empolgante em sua temporada de estreia em Nova Iorque, Bargnani sofreu uma torção no ligamento do cotovelo esquerdo e ficou fora da segunda metade temporada 2013-14.
Na pré-temporada seguinte, o atleta sofreu com problemas musculares, e só estreou no último dia de 2014. Mesmo assim, seu estilo de jogo não agradou Phil.
“Quando ele estava na quadra, tinha dificuldade para se manter intenso, não se esforçava na volta do ataque para a defesa e não era ativo o suficiente para defender jogadas de corta-luz. Ainda sim, seu jogo ofensivo se encaixa perfeitamente ao triângulo porque ele realmente não precisa se esforçar para conseguir arremessos”.
Nas duas temporadas que passou com o Knicks, Bargnani manteve médias de 13.9 pontos, 4.9 rebotes e aproveitamento de 44% nos arremessos, médias insuficientes para garantir um novo contrato com o Knicks na atual offseason. O ala-pivô atuará pelo Brooklyn Nets na temporada 2015-16.
Para Jackson, o homem que recebeu mais de US$ 23 milhões pela sua passagem no Knicks será sempre um “enigma”.