Segundo atleta mais votado para o prêmio de MVP da última temporada, James Harden está prestes a converter seu excelente desempenho dentro de quadra em um aumento milionário em sua conta bancária. De acordo com Darren Rovell, da ESPN, o astro do Houston Rockets recebeu uma proposta de patrocínio de US$200 milhões pelos próximos 13 anos para trocar a Nike pela Adidas.
“Nós convidamos James a juntar-se a Adidas. Ele está vindo de uma temporada histórica, na qual foi considerado MVP pelos colegas de NBA. Sentimos que ele pode levar o jogo, nossa marca e a indústria a novos patamares”, declarou o portavoz da empresa, Michael Ehrlich, lembrando que o ala-armador foi eleito o melhor da última temporada no primeiro prêmio da Associação dos Jogadores.
Ainda segundo Rovell, a Nike – que patrocinou Harden até o fim da temporada passada – vai ter até o próximo fim de semana para decidir se iguala a oferta e mantém o craque entre seus atletas. Para se ter uma ideia da magnitude dos valores, a proposta apresentada pela Adidas para o atleta representa metade do que paga para ser fornecedora oficial de uniformes da NBA entre 2006 e 2017.
O líder do Rockets seria a grande aposta da empresa de material esportivo para ter novamente um “representante” em alta na NBA, além de aproveitar-se da grande popularidade da franquia de Houston na China. A Adidas fez um longo contrato com Derrick Rose em 2012, que acabou “sabotado” pelas constantes lesões do armador. Enquanto isso, Damian Lillard e John Wall tiveram produtos com vendas decepcionantes recentemente.
Outro aspecto que pressiona uma ação dos alemães é a recente perda da segunda posição entre as marcas de material esportivo mais vendidas no mercado norte-americano para a Under Armour, que, entre outros, tem o MVP Stephen Curry sob contrato.
Harden acaba de finalizar uma quase irretocável temporada, onde foi eleito para o Jogo das Estrelas, o quinteto ideal da liga e contrariou previsões ao liderar um desfalcado Rockets até a final da conferência Oeste. Em 81 partidas disputadas, o astro registrou médias de 24.7 pontos, 5.7 rebotes, 7.0 assistências e 2.0 roubos de bola em pouco menos de 37 minutos de ação por noite.