O New York Knicks passou por grandes mudanças nos últimos meses. Ainda na temporada passada, o time de Nova York negociou J.R. Smith e Iman Shumpert com o Cleveland Cavaliers. Já na noite do draft, envolveu o ala-armador Tim Hardaway Jr. em uma troca com o Atlanta Hawks. Phil Jackson, presidente da equipe, foi o responsável por “limpar” o ambiente, de acordo com o jornalista Charley Rosen.
“J.R. sempre exibiu um comportamento meio delinquente e tinha o hábito de chegar atrasado aos encontros do time ou até mesmo sequer aparecia”, afirmou Jackson. “Como Shumpert e Tim estavam regredindo, então decidi conversar com eles em particular e tentar entender o que estava acontecendo, ou se tinha algo atrapalhando. Smith era para ser o nosso cestinha vindo do banco e ele não estava fazendo o seu trabalho. Ele é muito sensível, mas então ele finalmente disse que estava passando por problemas “.
Smith reclamou publicamente sobre o triângulo ofensivo e vinha tendo problemas nos vestiários. Assim como ele, Hardaway e Shumpert passaram a ter comportamentos pouco convencionais e então, Jackson resolveu agir.
“Após Shumpert se machucar em Dallas, seu jogo caiu de forma rápida. Perguntei se havia algo que explicava a queda e ele disse que não sabia o que estava de errado com o seu jogo. Assim como J.R. nada resolvia”, disse. “Então, no ano novo, jogamos contra o Los Angeles Clippers, em Los Angeles e perguntei ao nosso técnico [Derek Fisher] quem estava trazendo problemas para o elenco. Ele disse que apesar de J.R. nunca falar de volta com ele, sempre parecia andar embaixo de uma nuvem negra. Derek estava com medo que sua energia negativa fosse contagiosa”.
Jackson achava que se permitisse atitudes como as de Smith e Shumpert, Fisher perderia de vez o vestiário. Como seus comportamentos estavam fazendo mal ao elenco, ele optou por fazer a troca com o Cavs.
“Eu gosto de Shumpert”, cravou Jackson. “Mas ele é muito barulhento, tem uma personalidade muito difícil. E era complicado para a maioria dos jogadores entenderem aquilo, especialmente se as coisas não estavam bem para ele ou para o time. Fizemos a troca com o Cleveland porque era o melhor lugar para eles jogarem da forma correta. Nós precisávamos de alguma forma nos livrarmos daqueles contratos”.
Agente livre por opção, Smith segue sem time após três semanas de agência livre. O jogador deixou um contrato de US$ 6.4 milhões para testar o mercado e pode acabar fechando por um valor menor com o Cavaliers.