https://www.youtube.com/watch?v=Z4OXHiUwpLs
Considerado um dos melhores armadores da história do Denver Nuggets, Chauncey Billups viu de perto os primeiros anos de Ty Lawson na NBA. E o ex-atleta não esconde que os rumos da carreira do ex-companheiro de elenco não o agradam. Em entrevista a uma rádio do Colorado, o campeão da NBA em 2004 criticou o senso de comando do atual titular do time e defendeu que ele seja negociado.
“Ele deveria ser trocado. Primeiramente, Ty não demonstrou o que você quer ver de um líder, o senso de liderança necessário. Você ainda tem um jovem como Emmanuel Mudiay chegando, que acredito ter chances de ser um astro. Eu penso que Lawson é o melhor jogador do time e um novato costuma imitar algumas ações – dentro e fora de quadra – da referência da equipe. Por isso, pela evolução de Mudiay, você deve trocá-lo”, opinou Billups, sem meias palavras.
Recrutado pelo Nuggets em 2009, Lawson foi tutorado por Billups durante dois anos e assumiu a armação da franquia após sua saída. O veterano reconhece que o armador de 27 anos tem a qualidade técnica para contribuir em outros times e, por isso, julga que os dirigentes de Denver vão encarar uma situação complicada ao determinar o que exigir em uma eventual troca.
“É difícil. Acho que Ty só precisa mudar de time. Mas, obviamente, você precisa receber o valor de retorno adequado porque continuamos falando de um ótimo atleta e – na situação certa –um bom reforço para alguém, mesmo que não um líder. No momento, ele não vem passando uma boa imagem de si para ninguém. Não é só o que faz em quadra que pesa. Mas ele é um titular e muito bom jogador”, explicou o futuro integrante do Hall da Fama.
Só em 2015, Lawson envolveu-se em duas polêmicas fora das quadras: foi preso por dirigir embriagado e perdeu o primeiro dia de treinamentos do Nuggets pós-pausa do Jogo das Estrelas sem explicação prévia. Ainda assim, ele liderou a equipe do Colorado na temporada passada em pontuação (15.2), assistências (9.6), roubos de bola (1.2) e minutos de ação (35.5).