Por Gabriel Farias
Mason Plumlee iniciou a temporada 2014-15 com o moral alto. Após ser uma das grandes surpresas na convocação de Coach K para a seleção norte-americana que venceu o Mundial FIBA em 2014, Plumlee viu seus concorrentes Kevin Garnett e Brook Lopez em má forma no começo da temporada.
A vigésima-segunda escolha do draft de 2013 ganhou minutos aos poucos, e virou o ano no maior auge de sua carreira. As atuações de Plumlee foram tão expressivas que a direção do Brooklyn Nets negou diversas propostas de trocas envolvendo o jogador.
Segundo o jornalista Adrian Wojnarowski do Yahoo! Sports, o Sacramento Kings propôs ao Nets um negócio envolvendo Plumlee e Deron Williams por Darren Colison, Derrick Williams, Jason Thompson, porém, a presença do pivô de 25 anos na troca fez Brooklyn rejeitar automaticamente a proposta.
Cinco meses depois, o Nets pode ter mudado de ideia quanto a permanência do jogador. Plumlee já é especulado como jogador altamente negociável no mercado, e deve ser incluído em qualquer negócio que envolva as saídas de Joe Johnson ou Williams de Brooklyn.
A adição de Thaddeus Young e a melhora física de Lopez parecem pesar contra Plumlee, que teve médias de 8.7 pontos e 6.2 rebotes em 21.3 minutos de quadra.
Especula-se que antes de o Cleveland Cavaliers negociar duas escolhas de primeira rodada com o Denver Nuggets por Timofey Mozgov, o Nets teria recebido a mesma oferta por Plumlee.