Depois de um ano e meio de tentativas, o Real Madrid conseguiu realizar um antigo sonho: a contratação do ala-armador Rudy Fernandez. O atleta do Dallas Mavericks jogará pelo clube espanhol até o término do locaute da NBA. Sua apresentação oficial como reforço merengue está prevista para acontecer já nos próximos dias.
O contrato acordado entre as partes ainda prevê que o jogador assinará com os madrilenhos por três temporadas assim que seu vínculo com a equipe texana for finalizado, em julho de 2012. Desta forma, o ala-armador estaria acertando seu retorno ao basquete europeu após quatro anos atuando na NBA.
Especula-se que, a partir de 2012, Fernandez vá ser o dono do maior salário do basquete espanhol: €2.7 milhões (R$6.6 milhões) por temporada. Ele já se encontra em condições de jogo e pode estrear com a camisa do Real Madrid no próximo dia 30, contra o Barcelona, pela semifinal da Supercopa da Espanha.
Atleta do Portland Trail Blazers em suas três primeiras temporadas, o ala-armador não vinha feliz com seu tempo de quadra e pediu para ser negociado durante a maior parte da campanha 2010-11. Sua solicitação foi atendida no dia do draft, quando acabou trocado com o atual campeão Mavericks.
Em 218 partidas disputadas na NBA, Fernandez acumula médias de 9.1 pontos, 2.5 rebotes, 2.2 assistências e 36.4% de aproveitamento nos arremessos de longa distância. Na última semana, ele sagrou-se bicampeão continental com a Espanha e garantiu vaga à seleção nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.