Christian Wood
Idade: 19 anos
Universidade: UNLV
Experiência: Sophomore
Posição: ala-pivô
Altura: 6’11’’ (2.11m)
Médias na temporada 2014-15: 15.7 pontos, 10.0 rebotes, 1.3 assistência, 0.3 roubo de bola, 2.7 tocos, 2.4 erros no ataque, 49.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 28.4% de aproveitamento nas bolas de três pontos, 73.6% de conversão nos lances livres, 32.7 minutos em quadra
Pontos fortes: dotado de muito atleticismo e altura e envergadura privilegiadas, Wood é um dos prospectos mais intrigantes da classe deste ano. Afinal, um stretch four que tem a capacidade de proteger o aro e angariar muitos rebotes não se acha em qualquer esquina. Além de espaçar a quadra, Wood se destaca no ataque à cesta, o que o torna um grande finalizador. Ele utiliza muito bem sua envergadura, impulsão e agilidade para distribuir tocos na área pintada e coletar vários rebotes ofensivos. O ala-pivô também mostra eficiência nos fakes, spin moves e no jogo de transição. Até pela pouca idade, Wood tem muito upside e pode ser um achado na primeira rodada do recrutamento. O talento está lá. Resta à equipe que o selecionar ter a devida paciência para que ele atinja todo o potencial.
Pontos fracos: Wood é muito magro para um jogador da posição e isso pode lhe causar problemas em seu começo de carreira na NBA. Adicionar massa muscular é primordial para que ele cause impacto na liga. Por causa de seu corpo franzino, Wood evita o contato no garrafão e tem dificuldade para estabelecer posição e pontuar quando confrontado por pivôs mais fortes. Outro aspecto que ele precisa melhorar é a seleção de arremessos, além de ter mais consistência nos chutes de longa distância – 28.4% de aproveitamento nas bolas de três pontos é pouco para um stretch four. Apesar de ser ótimo em bloquear arremessos, ele demonstra falta de foco na defesa. Em determinados momentos dos jogos, ele deixa o oponente livre justamente por desatenção. Wood também precisa cuidar melhor da bola, evidenciado pelo alto número de turnovers para um jogador da posição.
Comparações: Chris Bosh (Miami Heat) e Darrell Arthur (Denver Nuggets)
Projeção: entre as escolhas 15 e 25
Confira alguns lances de Christian Wood
https://www.youtube.com/watch?v=MKLm8dyskJo
Legenda
– Sophomore (segundo ano universitário)