Após uma noite muito longe do habitual de Dirk Nowitzki, campeão da NBA pelo Dallas Mavericks, a Alemanha está fora do Campeonato Europeu e, consequentemente, fora dos Jogos Olímpicos do próximo ano. Após a derrota por 84 a 75 para a Lituânia, a seleção alemã ficou fora da próxima fase do torneio, e não poderá sequer disputar o pré-olímpico mundial de 2012.
Nowitzki terminou a partida com 16 pontos, convertendo apenas quatro dos 17 arremessos de quadra tentados. “A culpa é minha. Eu não estava em condições de fazer um bom torneio”, afirmou o jogador à agência de notícias Associated Press.
Kestutis Kemzura, técnico da Lituânia, preferiu exaltar as qualidades defensivas de sua equipe para explicar o baixo rendimento de Dirk. “Fizemos um excelente trabalho em Nowitzki, desgastando o atleta”.
O pivô Chris Kaman, do Los Angeles Clippers, foi o principal jogador da equipe alemã na partida, terminando o jogo com 25 pontos, 11 rebotes e três bloqueios.
Espanha, Eslovênia, Macedônia, Lituânia, França, Grécia, Rússia e Sérvia são as oito equipes qualificadas para a disputa da próxima fase do Campeonato Europeu, que começa na quarta-feira (14).