(1) Duke 81 x 61 Michigan State (7)
No jogo que abriu o Final Four, no Lucas Oil Stadium, em Indianapolis, Duke não encontrou muitas dificuldades para superar o azarão Michigan State por 81 a 61.
Apesar do placar final do duelo, a equipe treinada por Tom Izzo começou a partida de forma avassaladora. Acertou quatro arremessos de longa distância nos primeiros quatro minutos – três deles convertidos pelo ala Denzel Valentine – e abriu 14 a 6 no placar.
Só que, dali em diante, Duke mandou no jogo. O time de Mike Krzyzewski melhorou a defesa e passou a utilizar o pivô Jahlil Okafor no low post e a atacar a cesta, principalmente com o ala Justise Winslow. Com isso, Duke foi para o intervalo com uma vantagem de 11 pontos (36 a 25).
No segundo tempo, os Blue Devils continuaram no mesmo ritmo e não deu brechas a Michigan State. A dupla Okafor e Winslow, duas prováveis escolhas Top 10 no draft deste ano, seguiu comandando Duke no ataque e a vantagem chegou a ser de 20 pontos (54 a 34) quando restavam 13 minutos para o fim da partida.
Liderado por Valentine, os Spartans esboçaram uma reação, mas nada que assustasse Duke, que administrou o resultados nos instantes derradeiros do duelo.
Essa é a nona vez que o Coach K, que está há 35 anos no comando de Duke, chega à decisão do Torneio da NCAA. Na próxima segunda-feira (06), contra Wisconsin, ele vai em busca do quinto título. A decisão do basquete universitário norte-americano começará às 22h18 (horário de Brasília) e terá a transmissão dos canais ESPN e Band Sports.
Duke
Justise Winslow: 19 pontos, nove rebotes, 5-7 nos arremessos de quadra e 9-11 nos lances livres
Jahlil Okafor: 18 pontos, seis rebotes, dois tocos e 7-11 nos arremessos de quadra
Quinn Cook: 17 pontos
Michigan State
Denzel Valentine: 22 pontos, 11 rebotes, cinco bolas de três pontos convertidas e 7-11 nos arremessos de quadra
Travis Trice: 16 pontos e cinco assistências
Branden Dawson: 12 pontos, seis rebotes e dois tocos
(1) Wisconsin 71 x 64 Kentucky (1)
No segundo jogo da noite de gala do Torneio da NCAA, Wisconsin derrubou a invencibilidade de 38 jogos de Kentucky e conseguiu a sonhada vaga na decisão do basquete universitário norte-americano.
A vitória por 71 a 64 veio com um gostinho de revanche para Wisconsin. No ano passado, as duas equipes também se enfrentaram no Final Four, mas na ocasião Kentucky levou a melhor.
A equipe treinada por Bo Ryan, apesar de ter jogadores mais baixos que o rival, dominou nos rebotes (30 a 22) e foi muito bem nos arremessos de longa distância, com um aproveitamento de 41.2% (sete acertos em 17 tentativas).
O jogo teve várias trocas de liderança e foi decidido apenas nos momentos derradeiros. Nos últimos quatro minutos e 26 segundos, quando o placar apontava 60 a 58 a favor de Kentucky, Wisconsin teve mais sangue frio e organização e fez 15 a quatro sobre o adversário.
Sam Dekker e Frank Kaminsky, os principais jogadores dos Badgers, apareceram na hora certa (anotaram dez dos últimos 15 pontos do time), e lideraram a equipe a uma vitória épica.
Vale dizer que Wisconsin não chegava à decisão do Torneio da NCAA desde 1941, ano em que conquistou seu único título no basquete universitário.
Wisconsin
Frank Kaminsky: 20 pontos, 11 rebotes, dois tocos e 7-11 nos arremessos de quadra
Sam Dekker: 16 pontos e 6-9 nos arremessos de quadra
Nigel Hayes: 12 pontos e cinco rebotes
Bronson Koenig: 12 pontos e quatro rebotes
Kentucky
Karl-Anthony Towns: 16 pontos, nove rebotes e 7-11 nos arremessos de quadra
Andrew Harrison: 13 pontos e quatro assistências
Aaron Harrison: 12 pontos