O Denver Nuggets está em busca de um novo treinador. A franquia anunciou a demissão de Brian Shaw nesta terça-feira, após quase duas temporadas a frente da equipe. O assistente Melvin Hunt vai assumir o time interinamente nas últimas seis semanas da temporada e um novo técnico só deverá ser contratado ao longo da offseason.
“Eu quero agradecer sinceramente Brian por sua passagem em nossa organização. Ele é uma ótima pessoa e uma das mentes mais brilhantes com quem já trabalhei no basquete. As coisas infelizmente não correram como esperávamos, mas nós sabemos que ele terá um futuro muito bem sucedido pela frente”, afirmou o gerente geral Tim Connelly, por meio de nota oficial.
Shaw chegou ao Nuggets em junho de 2013, depois da contestada demissão do então atual vencedor do prêmio de melhor técnico da liga, George Karl. “Pupilo” de Phil Jackson, o ex-armador foi trazido para mudar o estilo de jogo (leve, rápido) da equipe, mas encontrou a resistência de um elenco montado e acostumado ao trabalho anterior.
As tentativas de mudanças não apenas geraram resultados ruins, quebrando série de nove temporadas seguidas da franquia alcançando os playoffs, mas também criou problemas de relacionamento interno. Segundo Zach Lowe, do site Grantland, Shaw encarou constantes discussões com atletas nos vestiários ao longo da campanha.
“A paciência é encorajada aqui, contanto que o time continue a mostrar progresso rumo ao nosso grande objetivo. Nós queremos competir por títulos e decidimos tomar uma decisão agora para garantir um extenso processo de busca e contratação de um novo técnico assim que a temporada terminar”, declarou o presidente da franquia, Josh Kroenke.
Embora a equipe pregue a calma na escolha do novo treinador, nomes já começam a surgir como possíveis candidatos ao cargo. De acordo com Marc Stein, três profissionais que agradariam à direção do Nuggets seriam Alvin Gentry (auxiliar do Golden State Warriors), Avery Johnson (ex-Dallas Mavericks) e Mike D’Antoni (ex-Phoenix Suns).
Shaw, de 48 anos, foi contratado após oito temporadas trabalhando como auxiliar do Los Angeles Lakers e Indiana Pacers. Ele finaliza seu primeiro trabalho a frente de uma comissão técnica com 56 vitórias e 85 derrotas (39.7%). Na antepenúltima posição do Oeste, a equipe do Colorado ganhou 20 jogos em 59 disputados na atual campanha.